Marketing

Peck cresce promovendo conexão entre marcas e música

Festival Clássicos do Brasil chega à quarta edição com experiências imersivas e patrocínio master da Petrobras

i 10 de outubro de 2025 - 6h00

Palco do Festival Clássicos do Brasil 2024

Palco do Festival Clássicos do Brasil 2024 (Crédito: Divulgação)

O Festival Clássicos do Brasil, produzido pela Peck, celebra a música brasileira desde sua estreia em 2023, no Rio de Janeiro.

O evento reúne artistas consagrados e novas gerações em apresentações que abrangem ritmos como samba, rock, MPB, reggae, rap e música regional, com destaque para álbuns e tributos que marcaram a história da música nacional.

A primeira edição destacou artistas do Nordeste, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Chico César, e do Rio de Janeiro, como Paulinho Moska, Jorge Aragão e Mart’nália.

Em 2024, com patrocínio da Petrobras, ampliou seu alcance, reunindo Titãs, Alcione, Simone, Nando Reis e tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller interpretados por Ana Cañas, Júlia Mestre e Tacy.

Já este ano, o festival chegou ao Recife, misturando frevo, maracatu, pop e rock em apresentações de Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Maracatu Cambinda Brasileira, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Maria Rita e Diogo Nogueira.

A quarta edição geral, marcada para os dias 11, 12, 18 e 19 de outubro na Marina da Glória, no Rio, terá patrocínio máster da Petrobras e apresenta shows inspirados em álbuns de Lenine, Marcelo D2, Capital Inicial, Nação Zumbi, Cidade Negra, entre outros.

Segundo Péricles Mecenas, fundador e sócio-diretor da Peck, “a curadoria busca diversidade musical, abrangendo diferentes estilos e públicos, sempre destacando a brasilidade do festival. A ideia é que o público reviva shows de álbuns emblemáticos ao vivo, com conforto, segurança e qualidade.”

Segundo ele, o Clássicos do Brasil nasceu com a missão de celebrar as canções e os artistas que atravessam gerações, que fazem o coração do público pulsar com a mesma força hoje como há décadas. 

“O projeto homenageia nomes e obras que se tornaram eternas, músicas que ecoaram nas rádios, embalaram histórias e continuam vivas nas vozes e lembranças de quem ama a música brasileira”, completa. 

Patrocinadores e ativações de marca

No mercado há 25 anos, a Peck conta também com uma agência interna que integra produção, curadoria, design e marketing, permitindo criar ativações 360º para empresas como Petrobras, Vivo, Banco do Brasil, Amstel, Estácio, Enel Brasil, Claro, Venâncio, Repsol Sinopec e Air Canada.

Segundo Andrea Mecenas, diretora de comunicação e marketing da empresa, “cada ação é planejada para gerar experiências memoráveis e criar conexão real com o público, unindo música, cultura e marca”.

No caso da Petrobras, para o Festival Clássicos do Brasil, a produtora desenvolveu a ativação do Palco Petrobras, que inclui a dinâmica “Complete a Música”, na qual o participante deve continuar uma canção da playlist da empresa e subir ao palco para cantar.

Outras marcas também ativarão experiências: a Vivo conta com um photo opportunity; a Amstel desenvolveu um bar temático alinhado à sua identidade visual; e a Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, promove visitas técnicas e palestras para estudantes.

Segundo Andrea, ter uma agência interna permite mergulhar na concepção de cada projeto, controlando todo o ciclo das ativações de marca, desde a idealização até a entrega final.

“A integração entre produção e agência interna garante fluidez, agilidade e estratégia, além de um olhar 360º sobre a experiência do público e o retorno para os patrocinadores, alinhando marketing de influência, live marketing e ações digitais”, pontua.

A produtora já realizou mais de 824 shows, somando 1.568 horas de música ao vivo, e produz diversos festivais, como Festival de Inverno Rio, o citado Clássicos do Brasil e 90’s Festival, além de eventos sazonais como Vivo na Praia e Claro Verão.

Para 2026, a empresa projeta ampliar parcerias e ativações, mantendo sua atuação voltada à promoção da diversidade musical e à criação de experiências culturais de qualidade tanto para o público quanto para os patrocinadores.