Cade libera parceria entre Facebook e Cielo
Ao analisar argumentos das empresas pelo WhatsApp Pay, autarquia diz que afastou receios de risco à concorrência
Ao analisar argumentos das empresas pelo WhatsApp Pay, autarquia diz que afastou receios de risco à concorrência
Meio & Mensagem
1 de julho de 2020 - 11h55
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) revogou nesta terça-feira, 30, uma decisão aplicada no último dia 23 de junho por sua Superintendência-Geral que suspendia a parceria entre o Facebook e a Cielo para a oferta do serviço de pagamento por meio do WhatsApp, o chamado WhatsApp Pay. Na ocasião, o órgão instaurou procedimento administrativo para apurar se havia ato de concentração e riscos potenciais à concorrência.
Em comunicado, o Cade afirma que as empresas, ao recorrer da decisão, apresentaram informações que afastaram as preocupações concorrenciais identificadas no primeiro momento – o maior risco seria “a possibilidade de haver exclusividade entre as empresas, além do fato de a operação aliar a base de usuários do WhatsApp com o poder de mercado da Cielo”. O Cade analisa se as empresas devem, ou não, notificar a operação à autarquia. Mesmo não podendo operar ainda, o WhatsApp já divulga o serviço no mercado local.
Ao analisar o caso a Superintendência Geral do órgão afirma que a operação, em tese, possibilita a participação de outros agentes do setor, e que não há limitações para que a Cielo preste seus serviços a concorrentes do Facebook que pretendam ofertar serviço semelhante ou restrições a credenciadoras concorrentes para que forneçam ao Facebook os mesmos serviços prestados pela Cielo. Esta também não teria incentivos no momento para deixar de atuar em outros canais de captura de transações, ou mesmo explorar parcerias similares. Assim como não existiriam incentivos para o Facebook contratar apenas os serviços da Cielo.
Facebook e Cielo causaram alvoroço no mercado financeiro ao anunciar dia 15 de junho sua intenção de oferecer a estabelecimentos comerciais e pessoas físicas o serviço de recebimento de pagamentos pelo WhatsApp, aplicativo que tem sido cada vez mais usado nesta pandemia para propósitos comerciais.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros