CBF quer exportar hub de experiências sobre a seleção brasileira

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CBF quer exportar hub de experiências sobre a seleção brasileira

Realizado em conjunto com a Tornak Holding, Brazil Soccer Experience terá início no Qatar, em 2022, e percorreria outros sete países para oferecer uma imersão na história do futebol nacional


27 de agosto de 2021 - 8h10

Seleção olímpica comemora a medalha de ouro conquistada nos Jogos de Tóquio (Reprodução/CBF TV)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quer levar o conceito e a cultura do futebol brasileiro para outros mercados em forma de um hub de experiências. Por meio de uma parceria com a Tornak Holding – a mesma empresa responsável por estruturar o projeto do Gexperience, hub de experiências da Globo que deve ser inaugurado neste ano – o Brazil Soccer Experience irá percorrer oito mercados, ao longo de quatro anos, com instalações que visam oferecer ao público uma experiência de imersão e conexão no universo da seleção brasileira.

A ideia de criar espaços temáticos em diversos países veio da percepção, por parte da CBF, de que o futebol brasileiro tem potencial para ser trabalhado não apenas do ponto de vista da tradição esportiva mas também como elemento da cultura do País. “O conteúdo sobre seleção brasileira consumido ao redor do mundo é muito alto. O futebol nacional tem muita força e esse projeto é uma forma de levar ao mundo a oportunidade de se aproximar e fazer uma imersão na trajetória e na história que também revela bastante da cultura do nosso País”, explica Fernando Tornaim, sócio e diretor-geral da Tornak, ao Meio & Mensagem.

A proposta da CBF e da holding é dar início ao projeto em 2022, no Qatar, país que sediará a próxima Copa do Mundo. A partir daí, o espaço de experiências viajaria por outros seis países, ainda a serem definidos pelos organizadores, até chegar aos Estados Unidos, em 2026, também para a celebração da Copa do Mundo (que será sediada também por México e Canadá). Em quatro anos, portanto, o espaço de experiências iria percorrer, no mínimo, oito países diferentes. “Ainda estamos definindo os destinos mas iremos dar preferência aos mercados de todos os continentes onde o interesse e consumo por conteúdo relacionado à seleção brasileira já é alto”, conta o diretor. Não está descartada uma edição do projeto também no Brasil.

Na prática, a “casa” da seleção brasileira reuniria atividades interativas, memórias e informações sobre a história do futebol nacional, combinadas com opções de gastronomia e compras. “A ideia é fazer com que os visitantes tenham uma imersão no conteúdo, com uso de tecnologia e ações interativas”, diz Tornaim. Ainda não foi decidido se a entrada no Brazil Soccer Experience será gratuita ou se os visitantes terão de pagar ingresso para acessar algumas atividades.

Por enquanto, a CBF e a Tornak estão na fase de captação de patrocinadores para viabilizarem o projeto. As empresas já estão realizando apresentações ao mercado para mostrar o conceito do hub de experiências e atrair marcas parceiras. Nessa etapa, conta Tornaim, os patrocinadores da CBF, como Nike, Guaraná Antarctica, Vivo e Itaú, têm prioridade na negociação para participarem do Brazil Soccer Experience.

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