Cerveja Corona chega ao Brasil em setembro
Ambev importará produto do México e acredita que marca tem potencial para ser uma das principais do segmento premium
Ambev importará produto do México e acredita que marca tem potencial para ser uma das principais do segmento premium
Fernando Murad
20 de agosto de 2014 - 8h07
O portfólio de cervejas premium da Ambev ganhará em setembro um toque mexicano. A companhia começará a distribuir no Brasil a marca Corona, produzida pelo Grupo Modelo, controlado pela AB-InBev desde 2012. Inicialmente o produto será importado do México. A cervejaria brasileira confirmou a intenção de trazer a marca para o País em fevereiro. A agência responsável pelo lançamento ainda não confirmada.
“Temos uma oportunidade gigante no segmento premium. Corona é uma marca global que tem certo conhecimento no Brasil por já ter sido comercializada no País antes. O principal objetivo de curto prazo é criar posicionamento forte na cabeça do consumidor, não é volume. Corona tem potencial para ser uma das maiores marcas premium do Brasil”, afirma Pedro Earp, vice-presidente de marketing da Ambev.
O segmento premium corresponde a 6% do mercado total no Brasil, segundo a Ambev, enquanto que em países desenvolvidos o setor representa mais de 20%. “O premium deve realmente crescer de forma acelerada nos próximos anos porque está muito subdesenvolvido pelo potencial que tem. Temos uma grande oportunidade fazendo parte da AB-Inbev. Em quase todos os tipos de cerveja temos uma que está entre as líderes”, diz Earp.
O mais recente lançamento internacional da Ambev no Brasil foi Budweiser. A marca norte-americana chegou ao País em agosto de 2011 e explorou a música e o MMA como plataformas de comunicação. A agência responsável foi a Africa.
As marcas premium representaram 7% do volume total da Ambev em 2013, com destaques para crescimento de dois dígitos de rótulos como Original, Stella Artois e a própria Budweiser. No mesmo período, o volume total de cerveja da companhia registrou recuo de 4,3%.
Intercâmbio
Enquanto Corona chega ao Brasil, um brasileiro passa a cuidar globalmente da marca. No início de agosto, a AB-InBev anunciou o nome de Marcel Marcondes, ex-diretor de conexões com o consumidor da Ambev, como vice-presidência global para a marca Corona e novos negócios.
A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1623, de 18 de agosto de 2014, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros