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Marketing

Com bares fechados, AB InBev reduz investimentos em mídia

Com uma queda de 32% no volume global em abril, a cervejaria também tentará renegociar alguns contratos comerciais, incluindo patrocínios


7 de maio de 2020 - 16h16

*Por EJ Schultz, do AdAge

(Crédito: reprodução)

Nesta quinta-feira, 7, Carlos Brito, CEO da Anheuser-Busch InBev, afirmou que a cervejaria “reduziria os investimentos em mídia” nos EUA, enquanto continua tentando combater a baixa nas vendas causadas ​​pelo fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia.

“Estamos analisando profundamente as vendas e o marketing”, disse durante uma teleconferência, observando que a empresa mudaria os investimentos “em canais e produtos que os consumidores estão exigindo mais”, incluindo embalagens maiores de cerveja, comércio eletrônico e ações nas lojas.

Segundo relatório da cervejaria, em abril o volume global despencou 32%, principalmente devido ao fechamento de bares e restaurantes, e restrições governamentais que afetaram suas operações em alguns mercados. Em 2019, as vendas de bares e restaurantes representaram um terço do volume global da cervejaria. No trimestre encerrado em março, a receita global caiu 5,8% e o volume caiu 9,3%, mas a empresa alertou que os resultados do segundo trimestre “serão substancialmente piores”.

Brito não especificou em quanto a cervejaria reduziria os investimentos com marketing nos EUA. “Em épocas como essa, você olha para tudo o que é discricionário”, comentou. Isso inclui a “eliminação gradual de alguns lançamentos de produtos [e] inovações, porque neste momento não faz sentido”, completou. Os movimentos globais de corte de investimentos incluem congelamento de viagens e cancelamento de todos os eventos da empresa. A equipe de liderança sênior da cervejaria também se ofereceu para reduzir seus salários-base em 20% durante o resto do ano.

A empresa também tentará renegociar alguns contratos comerciais, incluindo patrocínios, afirmou. Nos EUA, a cervejaria patrocina as quatro principais ligas profissionais de esportes. A Liga Nacional de Hóquei, a Associação Nacional de Basquete e a Liga Principal de Baseball interromperam indefinidamente suas temporadas e a incerteza permanece em torno da Liga Nacional de Futebol, que é responsável por grande parte dos investimentos da Bud Light no outono e inverno.

A NFL está programada para revelar sua agenda 2020-21 na noite desta quinta-feira, 7, que manterá sua data de início habitual em setembro. Mas a liga ainda está trabalhando na logística de como reiniciar as operações durante a pandemia. O comissário Roger Goodell apresentou várias etapas em um memorando obtido pela Associated Press que inclui conseguir dos governos locais e estaduais a aprovação para reabrir as instalações das equipes.

A AB InBev enfrenta o mesmo dilema encontrado por outros profissionais de marketing de bebidas alcoólicas: embora as vendas tenham desaparecido, houve um aumento nas compras de supermercado — mas é difícil prever quanto tempo isso vai durar. “É muito cedo para determinar a sustentabilidade dessa tendência”, comentou Brito.

Globalmente, os resultados do primeiro trimestre foram particularmente afetados por quedas na China, onde a Budweiser normalmente conta com vendas significativas de casas noturnas que foram fechadas. Ainda assim, a empresa em seu relatório de resultados informou que está vendo “sinais precoces de recuperação” na China e na Coréia do Sul. “Embora alguns canais, como a vida noturna, tenham sido mais impactados do que outros, estamos vendo reabertura constante de muitos de nossos clientes desde meados de março e nossas tendências de volume estão melhorando sequencialmente”, afirmou a cervejaria.

*Tradução: Amanda Schnaider

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

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