Instituto Embelleze planeja expansão com novos negócios
Voltado à formação de profissionais de beleza, empresa prevê abrir 50 novas franquias até o fim de 2025

Empresa quer abrir outras 50 franquias neste ano, com a proposta de oferecer cursos presenciais e online em diversas áreas de beleza (Crédito: Divulgação)
Promover capacitação, treinos práticos e estimular o empreendedorismo em um mesmo local. Essa é a combinação que norteia o novo posicionamento de marca e atuação do Instituto Embelleze, pilar educativo criado pela marca de beleza homônima há 22 anos com a ideia de formar profissionais da área.
Atuando pelo modelo de franquias, o Instituto, que ao longo de sua atuação já formou mais de 2,5 milhões de alunos, acabou de passar por um rebranding, que envolveu também a reavaliação e adequação de suas atividades de acordo com a demanda atual dos consumidores.
A necessidade de reavaliar a atuação partiu da observação das transformações da sociedade e dos negócios, como revela Eduardo Tegeler, que já havia trabalhado na empresa e, agora, retornou para ocupar o cargo de presidente do Instituto Embelleze.
“Estamos em um momento de muitas mudanças no mercado, com a inteligência artificial chegando, novos comportamentos dos consumidores, a geração Z chegando ao mercado e mudando muitas coisas. E começamos a perceber que era um momento propício para rejuvenescer nossa marca, com uma abordagem mais conectada ao digital e novos modelos de negócios e de cursos”, resume o executivo.
Do ponto de vista prático, o Instituto pretende reforçar sua atuação em três pilares: educação, atendimento ao público e coworking.
Sob essa premissa, o Instituto começa a reforçar suas escolas como hubs de formação em que, além das aulas práticas e presenciais, os ex-alunos também podem aprimorar os conhecimentos tanto pelo atendimento ao público quanto por meio da oferta independente de seus serviços, aproveitando a locação dos espaços como um coworking.
Diferenciais e modelo de negócio
Tegeler conta que o processo de reformulação do Instituto passou também pela oferta dos cursos digitais, que seguem na programação, porém calcados na estrutura de aprendizado que a empresa acredita ter adquirido ao longo dos anos.
“Investimos muito em nossa metodologia, com a qualificação que já é característica do Instituto, para que o aluno aprenda e consiga, de fato, colocar o desempenho em prática. Ainda mais nesse momento, com tanta oferta de cursos de beleza, é importante que a gente continue oferecendo um aprendizado que forme profissionais altamente capacitados”, destaca.
Entre os cursos oferecidos pelo Instituto, além de tratamentos capilares, estão formações relacionadas à massagem, depilação, maquiagem e outros serviços estéticos.
Atualmente, o Instituto conta mais de 160 unidades que oferecem as aulas e planeja abrir outras 50 até o fim de 2025. Esse plano é alicerçado, além no plano de cursos oferecidos aos consumidores, em um modelo de negócio que permite aos franqueados explorar outras oportunidades de receitas, como a locação de espaços vazios para profissionais já formados pelo Instituto, que queiram realizar seus atendimentos, bem como para a realização de eventos.
“O franchising é um modelo muito sólido e acredito que o modelo da Embelleze é diferenciado por se tratar de um serviço, que fica menos vulnerável às intempéries do mercado, já que o custo de manutenção é mais baixo. Nossos franqueados são basicamente pessoas que já conhecem a empresa e que buscam empreender ou dar um novo rumo à carreira”, complementa Fernando Mattos, gerente de marketing do Instituto.
Como podem equilibrar as aulas presenciais e online, os franqueados também ganham a possibilidade de transformar cada unidade em um hub próprio de atendimento, o que permite, na visão da marca, uma expansão mais ágil da rede, já que muitas escolas não demandam um espaço físico tão grande.
O rebranding da marca já começa a ser implementado em todos os materiais de comunicação das unidades do Instituto, tanto os físicos quanto os digitais. A empresa, também, deu início a um trabalho de divulgação de conteúdo, por meio de influenciadores, que ficarão encarregados de divulgar as opções de cursos e de serviços do Instituto, tanto para alunos quanto para os franqueados.