Marketing
Crie um movimento e mude o planeta
Vice-presidente global de marketing da Unilever explica como a empresa pretende dobrar vendas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental; ele destaca a ação brasileira ?Cada gesto conta?
Vice-presidente global de marketing da Unilever explica como a empresa pretende dobrar vendas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental; ele destaca a ação brasileira ?Cada gesto conta?
Padrão do site
9 de novembro de 2011 - 12h00
Vice-presidente global de marketing da Unilever, Marc Mathieu assumiu em abril passado o posto e também o comando de uma missão importante para a corporação. O marketing está no centro de um projeto que visa dobrar vendas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental até 2020. É o Sustainable Living Plan. A estratégia envolve todas as marcas da corporação e visa a transformação de processos de produção e mudança de hábitos – inclusive os de consumo – para que a sociedade possa viver num ambiente melhor.
O plano tem a meta de ser incorporada internamente (por funcionários e operações) e ganhar a adesão do público, multiplicando a mensagem de que a transformação é possível. Faz parte desse projeto a ação brasileira “Cada gesto conta”, lançada no ano passado. Mathieu destaca esse movimento, dizendo que a iniciativa da Unilever Brasil é inspiradora e mostra o que a corporação pode fazer pelo mundo.
Mathieu tem uma importante expertise na área. Depois de anos atuando na Coca-Cola, ele abriu uma consultoria que fazia a intersecção entre marketing, branding e sustentabilidade. Mathieu acredita que nenhuma empresa consegue “fazer tudo”. Portanto, se uma companhia quer criar um projeto socioambiental que impacte é fundamental definir o campo em que ela possa destacar esse interesse. Ou descobrir qual é a área em que ela naturalmente se encaixe. “É preciso que o projeto tenha um link entre o negócio da companhia”, orienta. E crava: para que o projeto seja autêntico é preciso buscar o DNA da empresa.
De acordo com Mathieu, o projeto é um retorno às raízes da Unilever, mas no contexto dos desafios do século XXI, que são sustentabilidade e mudanças de hábitos necessárias para uma sociedade que caminha de 6,5 bilhões para nove bilhões de pessoas (em 2050). “O Sustainable Living Plan é um meio de a Unilever incorporar na organização a ideia de que temos um papel a desempenhar e mostrar que há maneiras sustentáveis, e com responsabilidade, de se fazer negócios”, afirma.
Grandes diferenças
A ação “Cada gesto conta” mostra como pequenas atitudes diárias são capazes de fazer a diferença. É uma plataforma que tem parte de sua força mobilizada pelo digital, em especial as redes sociais, com dicas nas áreas de nutrição, bem-estar, respeito com o consumidor, meio ambiente e saúde. A ação foi lançada no ano passado, mas vinha sendo engendrada há mais tempo. Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de comunicação corporativa, faz um resgate da história recente da companhia para discutir o assunto. Em 2006, por exemplo, a Unilever colocou no ar a missão e os valores que destaca por meio de suas marcas, caso da auto-estima e do conceito “sujar faz bem”. No final de 2009, foi lançada a proposta global “pequenas ações, grandes diferenças”, que promovia um engajamento do público.
A Unilever já vinha em um processo de tornar suas marcas mais vinculadas à corporação na percepção do consumidor. A esse esforço se somou o projeto de engajamento e daí surgiu a ação. “Foi uma sacada legal. O ‘Cada gesto conta’ é muito mais inclusivo e emocional. Gera um impacto positivo. Em junho do ano passado, lançamos a página no Facebook. São 125 mil fãs e mais de oito milhões de posts”, conta Dutra.
Compartilhe
Veja também
Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida
Junto prova de rua, marcada para 10 de novembro, em São Paulo Smart Fit Run também acontecerá simultaneamente em 30 unidades da rede
Friends Experience chega ao Brasil em novembro
Exposição conta com apresentação de Nubank e patrocínio de Sem Parar e celebrará os 30 anos de lançamento da série