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Marketing

Dailus muda forma e conteúdo

Marca de cosméticos renova identidade visual, lança produtos, campanha e prepara entrada no e-commerce


20 de agosto de 2019 - 6h00

Também jovem no mercado, onde atua há 13 anos, a própria Dailus surgiu na era das redes sociais; na foto, frame da campanha institucional da marca (Crédito: Divulgação)

Uma empresa familiar, ampliando sua distribuição em grandes redes de varejo e, por conta disso, sentindo necessidade de entender mais profundamente o mercado e realizar ajustes para se adequar ao ritmo de crescimento. Foi esse o cenário encontrado por Carolina Bertelli quando, há um ano e meio, ela assumiu o cargo de diretora de marketing da Dailus, empresa de cosméticos comandada por Fernando Governatore Rossi (antes da Dailus, Carolina havia passado nove anos na área de marketing de revistas femininas da Editora Abril).

Antes chamada Dailus Color, a marca foi remodelada, a partir de uma definição de seu posicionamento de mercado, que resultou de estudos realizados ano passado em parceria com a Nielsen junto às consumidoras da marca. A nova Dailus tem cinco pilares: democrática, disruptiva, descolada, diferente e divertida. Todos esses atributos começam a ser explorados nesta terça-feira, 20, em filme criado pelo próprio marketing da companhia (assista abaixo), com produção da Doma02 e trilha de João Parisi Filho, que será veiculado no Facebook, Instagram e YouTube.

Ícone que passa a representar a marca, criado pela designer Fabiana Yoshikawa (Crédito: Divulgação)

Nele também já aparece o novo logotipo da Dailus, criado pela designer Fabiana Yoshikawa. A marca, agora, é sintetizada pela letra “D”, seguida de um ponto: D. Já a assinatura, quando utilizada, será somente Dailus, sem o termo “Color”, que era utilizado antes e o desenho de uma flor de lótus, que acompanhava o nome. “A nova marca é mais moderna, jovem e descolada. Tem uma fonte mais feminina, mas que ao mesmo tempo transmite força”, explica Carolina.

Além do filme de um minuto e meio e suas versões menores, a campanha para divulgar a nova marca abrange mídia no metrô paulistano e peças de mobiliário urbano nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na comunicação, marca diz buscar transparência e não impor padrões (Crédito: Divulgação)

Hoje, a Dailus trabalha com 350 SKUs em seu portfólio, incluindo 60 produtos de uma única linha de nudes, que será lançada em evento em São Paulo no próximo dia 5 de setembro. Serão 20 cores de esmaltes, batons em bala e batons líquidos. Também no âmbito dos produtos, a empresa reviu sua lista de fornecedores para cumprir a nova determinação de se apresentar às consumidoras – inclusive no e-commerce, que deve ser lançado em outubro – como a marca com a melhor relação custo-benefício.

Com a melhor relação custo-benefício do mercado, objetivo é estabelecer relações de longo prazo com suas consumidoras (Crédito: Divulgação)

“Queremos, com isso, estabelecer uma relação de longo prazo com as consumidoras e estabelecer uma comunicação com bastante transparência”, diz Carolina Bertelli.

As mudanças na Dailus ocorrem pouco após um período em que houve movimentos importantes de mercado no segmento em que atua, como a aquisição da Vult pelo Grupo Boticário e marcas mais populares começando a também ser faladas pelas influenciadoras digitais de beleza. A própria Dailus, que tem apenas 13 anos, surgiu já no burburinho das redes sociais. A empresa conta que a inspiração da maquiadora e influencer carioca Bianca Andrade para o nome de seu canal – Boca Rosa – foi o batom Rosa 10, da Dailus.

A expectativa, com todas as iniciativas em produtos e comunicação, é fechar 2019 com crescimento de 10% no faturamento, que não é divulgado pela empresa. “Já tínhamos uma marca forte, reconhecida pelo público, mas agora ela está mais definida ainda como uma marca que nem é tão burocrática quanto as grandes nem pasteurizada como algo que chegue ao mercado num contêiner”, pontua a diretora de marketing da Dailus. Já para 2020, a marca tem projeto de implantar novos pontos de venda – indo além dos atuais varejos supermercadistas e farma – e trazer ao mercado novas linhas de produto.

Outra frente de relacionamento da marca é o Instituto Dailus, fundado em 2017, em que são oferecidos cursos para quem quer trabalhar na área de beleza ou somente se aprofundar no assunto. A programação incluiu três tipos de cursos: auto make, formação profissional e especializações para maquiadores.

 

* crédito da imagem no topo: reprodução

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