E-cigarette Vype é nova aposta da BAT
Gigante do mercado de tabaco ajuda na construção de marca no Reino Unido visando lançamento internacional
Gigante do mercado de tabaco ajuda na construção de marca no Reino Unido visando lançamento internacional
Meio & Mensagem
19 de fevereiro de 2014 - 12h03
(*) Por Emma Hall, do Advertising Age
A British American Tobacco (BAT), dona das marcas de cigarro Kent, Dunhill, Lucky Strike e Pall Mall, está investindo milhões na marca britânica de cigarro eletrônico Vype, o que inclui campanha para TV, mídia impressa e digital, prévia de um lançamento internacional do produto.
Vype será o primeiro e-cigarette a colocar no ar uma campanha multimilionária – que começa nesta semana – nos principais canais comerciais do Reino Unido, como ITV e Channel 4. A ação é encabeçada por um brilhante filme de 30 segundos da IrisWorldwide (veja abaixo).
“A categoria está pedindo por uma marca”, diz Nigel Hardy, head da Nicoventures no Reino Unido e na Irlanda, parte do grupo BAT. “A maioria dos consumidores pede apenas por um e-cigarette. Queremos criar uma marca moderna, enérgica e criativa, e que se destaque na multidão. Não há uma inovação de verdade na indústria do tabaco há décadas e os consumidores estão em busca de uma opção inteligente”, afirma.
O movimento acontece numa época em que os cigarros tradicionais estão sofrendo mais e mais restrições, com maços dominados por alertas de saúde ao invés de logos, e com alguns países caminhando para embalagens genéricas.
Hardy não informa o valor investido na campanha para o Reino Unido, que utiliza a assinatura "Experience the breakthrough" (“Experimente a evolução”, em tradução livre) e promete “pura satisfação para fumantes”. O enigmático filme para TV mostra um homem e uma mulher correndo separadamente por uma paisagem urbana noturna antes de passarem por uma repentina nuvem de vapor que representa o “breakthrough”.
O significado da palavra breakthrough foi deliberadamente deixado em aberto para interpretações. Segundo Hardy, pode ser melhor qualidade, um produto mais satisfatório, uma ruptura com o tabaco ou uma inovação.
A Iris Worldwide conquistou a conta de Vype no outono de 2013. “A agência enriqueceu nosso pensamento sobre como nos comunicamos. Essa é uma categoria difícil para mostrar benefícios e criar posicionamento. Vype é uma marca moderna que visa fumantes adultos de uma forma que os agrade, e isso é bastante amplo, porque as necessidades de fumantes são diferentes de acordo com seu estágio de vida”, aponta Hardy.
Anúncios de e-cigarettes já se comprovaram controversos no Reino Unido, com fabricantes e legisladores debatendo para definir o que é legal e aceitável para o público britânico. Os primeiros três anúncios da categoria foram proibidos em setembro passado e o quarto, da marca norte-americana V2, foi tirado de circulação na semana passada por sugerir que o produto poderia ser usado como um artifício para parar de fumar.
O mercado de cigarros eletrônicos dos Estados Unidos ainda não está regulado, o que permitiu o retorno histórico de marcas de tabaco para as ondas da TV após mais de 40 anos. Duas das três principais companhias de tabaco – Reynolds American e Lorillard – colocaram no ar comerciais promovendo seus produtos para a categoria. Outros fabricantes de e-cigarettes, dentre eles NJoy e Fin, também fizeram anúncios para TV.
No entanto, a iminente regulação por parte da Food and Drug Administration pode limitar os esforços de marketing dos fabricantes nos Estados Unidos, mercado cujas vendas devem alcançar a marca de US$ 1,5 bilhão neste ano, segundo a Bloomberg Industries.
O mercado de cigarro eletrônico no Reino Unido já está abarrotado com cerca de 100 marcas diferentes. Algumas são vendidas apenas online, mas a disputa pelas prateleiras no varejo ainda é feroz. Vype foi lançado em agosto de 2013 com comercialização exclusiva pela internet, mas agora a distribuição inclui 10 mil estabelecimentos do Reino Unido, o que abrange duas das maiores redes de supermercado da região, Tesco e Sainsbury. A meta é atingir 22 mil pontos de venda até o final do ano.
A Nicoventures é uma divisão da BAT, mas tem operação independente. No entanto, Hardy diz que a companhia está empolgada com a categoria e empenhada em torna-la um sucesso. As conexões da BAT dão a Vype acesso aos insight e compreensões sobre fumantes que a empresa detém. Hardy não revela quais países a empresa mira para a expansão do produto, mas avisa que há planos para transformar Vype em uma marca internacional até o final de 2014.
De acordo com Vype, 1,3 milhão de adultos do Reino Unido usaram cigarros eletrônicos em 2013, mais do que os 700 mil em 2012. O produto só pode ser vendido para maiores de 18 anos – cigarros tradicionais podem ser comprados a partir dos 16 anos – e não pode ser anunciado antes das 9 horas da manhã.
Com contribuição de Michael Sebastian
Tradução: Fernando Murad
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