“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX
Sandra Montes fala sobre a importância do propósito, da liderança e da importância de buscar maneiras criativas de sair dessa crise
“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX
Buscar“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX
BuscarSandra Montes fala sobre a importância do propósito, da liderança e da importância de buscar maneiras criativas de sair dessa crise
Luiz Gustavo Pacete
27 de março de 2020 - 13h00
Na última quarta-feira, 25, a OLX entrou na lista de empresas que estão fazendo algo para conscientizar ou conter o avanço do novo coronavírus. A empresa lançou a campanha #QuarentenaDoBem, que incentiva os usuários da plataformas a realizarem doações durante a quarentena.
De acordo com Sandra Montes, diretora de marketing da OLX, é o momento de as empresas terem empatia e fazerem valer seus propósitos. De acordo com a líder de marketing da empresa, é fundamental que haja liderança e o empoderamento das equipes para que busquem formas criativas de sair deste momento.
Meio & Mensagem – Como você enxerga o papel das marcas em um momento como este e qual a importância do propósito?
Sandra Montes – As marcas possuem ferramentas que podem contribuir de maneira ágil e inteligente com a sociedade. Seja com seus produtos, serviços ou iniciativas, elas podem e devem usar seus potenciais para assumir o importante papel de contribuir para tornar o mundo melhor.
Os consumidores valorizam e esperam isso das marcas, que estão cada vez mais humanizadas e mais próximas de seu público. A palavra-chave é empatia. Em momentos como o que estamos vivendo hoje, por conta do avanço do novo coronavírus, se as companhias não se mobilizarem de alguma forma, perdem a oportunidade de mostrar que se importam com as pessoas e que conhecem profundamente seus clientes e suas necessidades, e deixam de exercer a sua responsabilidade social, que deveria fazer parte do propósito de todas as marcas.
Quais os aprendizados de resiliência, inovação que você tira desse momento e qual o papel do líder de marketing nessas horas?
Recentemente eu ouvi uma frase que tem pautado meus últimos dias: a liderança pode ser ética ou estética. E, nesse sentido, eu escolho a primeira opção. Em situações críticas como a que estamos vivendo, essa característica de liderança fica mais evidente. É o momento certo para passarmos para nossos times de marketing a relevância de exercitarmos nossa capacidade de inovar e executar de forma rápida e eficiente.
Momentos sensíveis também representam grandes oportunidades. É hora de fazer realmente a diferença e deixar claro o papel relevante do marketing em qualquer companhia. O exercício é diário, principalmente em setores tão dinâmicos como o de tecnologia. Mas ser flexível e saber se reinventar, alterando a rota da estratégia em tempo hábil para apoiar os resultados da empresa é vital.
Qual o papel de marcas neste momento e qual o papel da publicidade?
Minha recomendação é que todos parem por algum momento e se coloquem no lugar de pessoas vulneráveis diante de toda essa dificuldade que estamos vivendo. Reflitam. O que eles precisam? Como podemos contribuir? Quem podemos ajudar? Não sabemos ao certo quanto tempo isso tudo vai durar e nem a extensão das consequências para a economia e para todos nós.
Mas, se agirmos hoje, podemos amenizar os impactos para parte da população. As marcas têm o papel e o poder para contribuir com esse tipo de movimento. Quanto mais marcas se mobilizarem, maior será o efeito positivo na vida de muitas famílias. Juntas, as empresas são mais fortes e a sociedade também e mais rápido retomaremos nosso ciclo de crescimento.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros