Elas são B2B, mas estão nas redes sociais
Brandwatch faz um raio-x do comportamento das empresas b2b nos ambientes digitais
Brandwatch faz um raio-x do comportamento das empresas b2b nos ambientes digitais
Meio & Mensagem
21 de maio de 2015 - 6h49
Nem só de conversas com consumidores finais vive a comunicação das marcas nas redes sociais. O estudo B2B Media Report 2015, publicado pela Brandwatch, mostra que as empresas B2B estão mais presentes nas redes.
O relatório, que analisou 200 empresas dos Estados Unidos e Reino Unido (muitas delas com atuação global), é um raio X completo do comportamento das companhias B2B nos ambientes digitais.
Atualmente, 76% das marcas estudadas possuem contas no Twitter ou no Facebook. Em média, as líderes têm conta no Twitter com quase 50 mil seguidores, e no Facebook, com 210 mil fãs (e mais da metade dos posts no Facebook têm fotos, uma vez que geram mais engajamento, só perdendo para posts com vídeo, que atraem ainda mais audiência).
Apesar da maior presença nas mídias sociais, essas companhias ainda estão subaproveitando o espaço, primeiro, porque em torno de 42% das contas permanecem sem movimentação adequada. Além disso, no estudo, as 200 maiores empresas receberam 72.756 menções que poderiam ser consideradas “intenção de compra”, mas menos de 1% dessas menções receberam algum tipo de resposta das companhias. Com isso, estariam perdendo receita equivalente a US$ 36 bilhões por ano.
Na avaliação de frequência e eficiência nas conversas online mantidas pelas marcas foi estabelecido um ranking que tem a IBM como líder. Dos 200 pontos máximos possíveis, ela atingiu 195,7 (confira a lista das dez primeiras na tabela abaixo). O estudo destaca também que estarem ativas no Twitter ou Facebook não é o suficiente para as empresas. Pois enquanto elas confiam exclusivamente nessas duas redes sociais, seus clientes estão ativos em uma série de outras plataformas online, como novos sites, fóruns, blogs e sites de vídeo e imagem. E desenvolver um tom de diálogo adequado com os clientes B2B é ainda mais desafiador que no B2C.
Top 10 do B2B Social
Empresa/Pontos
1. IBM – 195,7
2. Cisco – 193,7
3. Oracle – 193,7
4. Rolls-Royce – 193,2
5. Monsanto – 193
6. Intel – 191,5
7. VMware – 189
8. John Deere – 186,5
9. Salesforce – 186,5
10. Boeing – 181,5
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