As empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o MIT Technology Review
Terceira edição do Innovative Workplaces reconheceu empresas como Alelo, Ambev, iFood, Petrobras, Vivo e outras
As empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o MIT Technology Review
BuscarAs empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o MIT Technology Review
BuscarTerceira edição do Innovative Workplaces reconheceu empresas como Alelo, Ambev, iFood, Petrobras, Vivo e outras
Meio & Mensagem
5 de julho de 2024 - 7h00
O MIT Technology Review divulgou nesta sexta-feira, 5, as 20 empresas mais inovadoras do Brasil. O terceiro ano do estudo Innovative Workplaces avalia a capacidade de inovação das companhias com base em quatro critérios principais: gestão, marketing, processos e produtos.
As companhias reconhecidas pela instituição foram: Generali, iFood e Vibra, pela terceira vez; e Ambev, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Petrobras, SAS e Vivo pela segunda. Já Alelo, Grupo Boticário, Gerdau, Itaipu Binacional, Mobiup, NTT Data, Oxygea Ventures, Teleperformance, TIM e VLI são inéditas na lista.
É importante ressaltar que as companhias não estão classificadas em um ranking. Entre as selecionadas, as do setor de tecnologia foram as que mais tiveram destaque, com seis delas. Na sequência aparecem os segmentos de seguros, finanças e eletricidade
OpenAI bloqueará seus serviços na China
Ao todo, 2 mil organizações se inscreveram – o dobro da edição de 2023. Em nota, André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa, salienta que as empresas passaram a olhar para a inovação de maneira mais estruturada, uma vez que estão reconhecendo que inovar mantém a relevância em seus mercados.
As companhias foram avaliadas cada uma com base em seu segmento de atuação, bem como seu tamanho e faixas de faturamento definidas segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A metodologia as inclui em grupos de inovação e elas são avaliadas com base em gestão, marketing, processos e produtos e, durante a seleção, também são realizadas entrevistas com executivos da companhia.
Ao final, as organizações obtêm notas de 1 a 5 em diversas categorias. Em data decisioning, a média foi de 4,08, um aumento de 0,06 no comparativo com 2023. No quesito diversidade, a nota geral foi de 4,3 (+0,07), enquanto para gestão e cultura o resultado foi de 4,49 (+0,08). Open Innovation, processos, produtos e serviços aparecem com 4,18 (+0,03), 3,99 (+0,10%) e 4,39 (+0,10), respectivamente.
Marketing e vendas foi o único critério no qual a média geral obteve diminuição, com 4,26 — 0,01 a menos que no ano passado.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros