Fifa bate recorde em receita e vendas

Buscar
Publicidade

Marketing

Fifa bate recorde em receita e vendas

Faturamento comercial no ciclo da Copa do Mundo Qatar atinge US$ 7,5 bilhões com venda de todas as cotas de patrocínio


23 de novembro de 2022 - 8h00

A bola está apenas começando a rolar nos gramados do Oriente Médio, mas no campo dos números a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 já apresenta números recordes. A Fifa registrou receita recorde de US$ 7,5 bilhões no ciclo 2019/2022, negociando todas as cotas de patrocínio disponíveis, conforme o presidente Gianni Infantino. A informação foi dada no domingo, 20, data de abertura do torneio, durante o Fifa Executive Summit 2022, realizado em Doha.

“Teremos basicamente um resultado líquido projetado de US$ 1 bilhão – que podemos, então, investir no futebol imediatamente, a partir de agora e no próximo ciclo para fazer o futebol crescer ainda mais em todo o mundo. Eu gostaria de simplesmente parabenizar a todos vocês porque esses resultados são frutos do trabalho que vocês estão fazendo”, disse o mandatário. O evento reuniu representantes de todas as seis confederações vinculadas à Fifa, assim como autoridades do Qatar.

Fifa registra receita recorde

Fogos de artifício explodem em torno de uma réplica gigante do troféu da Copa do Mundo antes da partida entre México e Polônia (Crédito: Andrej Isakovic/AFP via Getty Images)

Cotas de patrocínio esgotadas

O bom desempenho comercial, apesar da crise de Covid-19, e consequente receita recorde, foi creditado, conforme o presidente da Fifa, à comercialização total das cotas de patrocínio dos três níveis disponibilizados ao mercado. Adidas, Coca-Cola, Wanda, Hyundai/Kia, Visa, QatarEnergy e Qatar Airways são os sete Fifa Partners, cota principal. Já Budweiser, Byju’s, Crypto.com, Mengniu, Hisense, McDonald’s e Vivo são os sete patrocinadores oficiais da Copa do Mundo.

Além delas, a Fifa negociou cotas de Regional Support com mais de uma dezena de empresas divididas em cinco regiões. São elas Algorand, BOSS Zhipin, Claro, Fine Hygienic Holding, Frito-Lay, GWC, Inter Rapidísimo, Nubank, Ooredoo, QNB, The Look Company, UPL, Visit Las Vegas, Yadea e YouTube.

Ingressos, hospitalidade e mídia

Do mesmo modo, a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 comercializou o número recorde de 240 mil pacotes de hospitalidade, dos quais 63% para clientes internacionais. Em termos de público, do mesmo modo, o número de ingressos se aproxima de três milhões. Os torcedores já compraram 2,89 milhões de bilhetes. Qatar, EUA, Arábia Saudita, Inglaterra, México, Emirados Árabes, Argentina, França, Brasil e Alemanha foram os países com maior demanda.

A Copa do Mundo está sendo transmitida por TV, rádio e plataformas digitais para 223 territórios do mundo. No Brasil, os jogos estão sendo exibidos por Globo (TV aberta), SporTV (TV paga), GE (digital), Globoplay, Fifa+ (streaming) e pelo streamer Casimiro no YouTube, Twitch e TikTok, em parceria com Fifa e Live Mode.

Conforme o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a expectativa é que a Copa do Qatar seja vista por 5 bilhões de pessoas. Ao todo, o torneio engloba 64 partidas envolvendo 32 seleções, em oito estádios no país do Oriente Médio. Como efeito de comparação, a Copa da Rússia, em 2018, registrou audiência recorde de mais de 3,5 bilhões de pessoas. Apenas a final, disputada entre França e Croácia, atraiu 1,12 bilhão de telespectadores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas