Fifa bate recorde em receita e vendas
Faturamento comercial no ciclo da Copa do Mundo Qatar atinge US$ 7,5 bilhões com venda de todas as cotas de patrocínio
Faturamento comercial no ciclo da Copa do Mundo Qatar atinge US$ 7,5 bilhões com venda de todas as cotas de patrocínio
Fernando Murad
23 de novembro de 2022 - 8h00
A bola está apenas começando a rolar nos gramados do Oriente Médio, mas no campo dos números a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 já apresenta números recordes. A Fifa registrou receita recorde de US$ 7,5 bilhões no ciclo 2019/2022, negociando todas as cotas de patrocínio disponíveis, conforme o presidente Gianni Infantino. A informação foi dada no domingo, 20, data de abertura do torneio, durante o Fifa Executive Summit 2022, realizado em Doha.
“Teremos basicamente um resultado líquido projetado de US$ 1 bilhão – que podemos, então, investir no futebol imediatamente, a partir de agora e no próximo ciclo para fazer o futebol crescer ainda mais em todo o mundo. Eu gostaria de simplesmente parabenizar a todos vocês porque esses resultados são frutos do trabalho que vocês estão fazendo”, disse o mandatário. O evento reuniu representantes de todas as seis confederações vinculadas à Fifa, assim como autoridades do Qatar.
O bom desempenho comercial, apesar da crise de Covid-19, e consequente receita recorde, foi creditado, conforme o presidente da Fifa, à comercialização total das cotas de patrocínio dos três níveis disponibilizados ao mercado. Adidas, Coca-Cola, Wanda, Hyundai/Kia, Visa, QatarEnergy e Qatar Airways são os sete Fifa Partners, cota principal. Já Budweiser, Byju’s, Crypto.com, Mengniu, Hisense, McDonald’s e Vivo são os sete patrocinadores oficiais da Copa do Mundo.
Além delas, a Fifa negociou cotas de Regional Support com mais de uma dezena de empresas divididas em cinco regiões. São elas Algorand, BOSS Zhipin, Claro, Fine Hygienic Holding, Frito-Lay, GWC, Inter Rapidísimo, Nubank, Ooredoo, QNB, The Look Company, UPL, Visit Las Vegas, Yadea e YouTube.
Do mesmo modo, a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 comercializou o número recorde de 240 mil pacotes de hospitalidade, dos quais 63% para clientes internacionais. Em termos de público, do mesmo modo, o número de ingressos se aproxima de três milhões. Os torcedores já compraram 2,89 milhões de bilhetes. Qatar, EUA, Arábia Saudita, Inglaterra, México, Emirados Árabes, Argentina, França, Brasil e Alemanha foram os países com maior demanda.
A Copa do Mundo está sendo transmitida por TV, rádio e plataformas digitais para 223 territórios do mundo. No Brasil, os jogos estão sendo exibidos por Globo (TV aberta), SporTV (TV paga), GE (digital), Globoplay, Fifa+ (streaming) e pelo streamer Casimiro no YouTube, Twitch e TikTok, em parceria com Fifa e Live Mode.
Conforme o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a expectativa é que a Copa do Qatar seja vista por 5 bilhões de pessoas. Ao todo, o torneio engloba 64 partidas envolvendo 32 seleções, em oito estádios no país do Oriente Médio. Como efeito de comparação, a Copa da Rússia, em 2018, registrou audiência recorde de mais de 3,5 bilhões de pessoas. Apenas a final, disputada entre França e Croácia, atraiu 1,12 bilhão de telespectadores.
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