Marketing

Gabriel Medina entre mais influentes da Time

O jovem surfista e o empresário Jorge Paulo Lemann são os únicos brasileiros no ranking anual da revista americana

i 16 de abril de 2015 - 11h35

A lista The 100 Most Influential People publicada anualmente pela revista Time não contou, ano passado, com nenhum brasileiro. Mas na deste ano, publicada nesta quinta-feira, 16, duas personalidades nacionais foram ressaltadas: o jovem surfista Gabriel Medina e o empresário Jorge Paulo Lemann.

Medina, o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial de surfe, em 2014, foi destacado na categoria “Ícones”. Na reportagem que justifica sua escolha, Sean Gregory destaca questões como o fato de ele ter mostrado que o país do futebol também é sério no surf, esporte que tem crescido muito globalmente e está inspirando as novas gerações. De 2001 a 2011, o número total de surfistas cresceu 35% para algo em torno de 35 milhões de praticantes e o esporte projeta ser uma indústria global de US$ 13,2 bilhões até 2017. Sean Gregory enfatiza, ainda, o uso do esporte pelo Brasil para propagar suas ambições como nação emergente, o que aconteceu ao sediar a Copa do Mundo e Olimpíada em 2016. “E agora, a nação acostumada a ter jogadores de futebol entre os melhores do mundo tem um novo fenômeno para celebrar”, afirmou.

Gabriel Medina tem como companheiros na categoria gente de perfis tão diversos quanto o Papa Francisco, a cantora Björk, o escritor francês Thomas Piketty (autor do best-seller O capital no século 21), o escritor japonês Harumi Murakami, cujo perfil para a revista foi escrito por Yoko Ono, mulher de John Lenon, e a estilista Diane von Furstenberg, perfilada pela atriz Jessica Alba.

Já a expertise de Lemann para os negócios e seu poderio econômico – ele é dono do fundo de investimentos 3G Capital, controlador da InBev, da Heinz e da rede de fastfood Burger King – o colocou como destaque na categoria “Titãs”, ao lado de nomes como Tim Cook e Satya Nadella, CEOs, respectivamente, da Apple e da Microsoft. Carl Icahn, autor do perfil do empresário começa sua avaliação descrevendo Leman como uma das quatro ou cinco pessoas mais inteligentes que já conheceu em Wall Street.

wraps