GM será a primeira montadora com uma CEO
Mary Barra assumirá o posto em janeiro de 2014 no lugar de Dan Akerson
A General Motors confirmou nesta terça-feira 10 trocas significativas em seu comando. A principal delas é a saída do atual CEO Dan Akerson, na companhia desde 2009, em 15 de janeiro de 2014. Em seu lugar assumirá Mary Barra, atual vice-presidente global de desenvolvimento de produtos, compras e cadeia de suprimentos. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO global de uma grande companhia automotiva.
Mary, que também ingressará no Conselho da GM, está há 33 anos na montadora e passou por várias posições nas áreas de fabricação e engenharia. Segundo comunicado da empresa, a executiva é a líder da atual retomada da companhia, marcada pela revitalização do processo de desenvolvimento de produtos e pelo lançamento de modelos altos índices de satisfação dos clientes.
Akerson decidiu antecipar em alguns meses o seu processo de sucessão após sua esposa ter sido diagnosticada com câncer em estágio avançado. O executivo se tornou chairman e CEO da empresa em setembro de 2010. Desde novembro do mesmo ano, quando fez o IPO, a montadora registrou 15 trimestres consecutivos com rentabilidade.
Outras mudanças
O Conselho da GM também confirmou os nomes de Theodore (Tim) Solso e de Dan Ammann para suceder Akerson como chairman e presidente, respectivamente. Já Mark Reuss substituirá Mary como vice-presidente global de desenvolvimento de produtos, compras e cadeia de suprimentos, enquanto Alan Batey, será o novo presidente da companhia na América do Norte, cargo antes ocupado por Reuss.