Grupo L?Occitane mostra novidades no Brasil
Companhia francesa lança no País primeira flagship de L?Occitane en Provence da América Latina e primeira loja exclusiva de L?Occitane au Brésil
Companhia francesa lança no País primeira flagship de L?Occitane en Provence da América Latina e primeira loja exclusiva de L?Occitane au Brésil
Roseani Rocha
10 de outubro de 2013 - 4h02
Fãs dos produtos do Grupo L’Occitane têm motivo em dobro para celebrar esta quinta-feira 10. O grupo está inaugurando sua primeira flagship store na América Latina e ela fica no Morumbi Shopping, em São Paulo. Além disso, um piso acima, também está localizada a primeira loja exclusiva da marca L’Occitane au Brésil, lançada em março, mas que vinha sendo comercializada até agora dentro das próprias lojas L’Occitane en Provence e em quiosques, que a marca chama de minimercados – dada a inspiração arquitetônica que Marcelo Rosenbaum, autor do projeto das lojas buscou: os mercados municipais e feiras livres.
A L’Occitane en Provence fechou uma loja de 40 metros quadrados que possuía no Morumbi Shopping e a reinaugurou em formato de flagship, com 125 metros quadrados, em outro ponto do centro comercial, que foi o escolhido pelo fato de ter sido o primeiro a ter uma loja da marca no País.
O próprio CEO global do Grupo L’Occitane, Reinold Geiger, veio ao Brasil prestigiar a abertura das lojas. Com a brasileira, o Grupo passa a ter oito flagships. Estados Unidos e Japão têm duas lojas cada, Suíça, França e Reino Unido, uma. A loja local preza muito a interação do consumidor com os produtos e o conceito de experimentação. Os itens são divididos entre cuidados faciais, corporais, masculinos e para casa. Na entrada vem o último lançamento – a Collection de Grasse, que homenageia “A Cidade do Perfume”.
Um display especial indica os best-sellers globais da marca. Entre os consumidores brasileiros o destaque é a Loção Firmadora de Amêndoa, que ocupa o primeiro lugar em vendas. A linha Angélica, lançada em junho de 2011, também ganhou terreno por aqui rapidamente, dado o frescor de sua fragrância.
Do Brasil para o mundo
Pensada inicialmente para ser somente uma linha de produtos, a L’Occitane au Brésil foi transformada em marca por decisão do CEO Reinold Geiger que viu no projeto um potencial muito maior do que o cogitado em um primeiro momento.
A marca foi apresentada com somente duas linhas de produtos, a partir de Jenipapo e Mandacaru. Em agosto somou-se a linha Vitória-Régia e a mais recente, Araucária (cada uma representa um bioma brasileiro). “A linha Jenipapo tem extensão prevista par ao fim de novembro, com itens de proteção solar”, conta Marialice Rocha, gerente de comunicação corporativa do Grupo L’Occitane no Brasil.
Além da loja de 38 metros quadrados, a marca possui 11 minimercados, distribuídos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Uma segunda loja deverá ser aberta até o fim de novembro ou no shopping Anália Franco ou no Ibirapuera, ambos em São Paulo.
Em maio de 2014, a L’Occitane au Brésil passará a ser comercializada em todos os países onde a marca está presente. Reinold Geiger brinca que espera uma vitória do Brasil na Copa para estimular ainda mais a consolidação da marca no exterior.
Segundo Laura Barros, diretora de marca do Grupo, as duas lojas estavam previstas para serem inauguradas em 2014, mas os planos tiveram de ser antecipados, especialmente no caso de L’Occitane au Brésil, dada a receptividade dos consumidores à marca.
A comunicação do Grupo L’Occitane no Brasil segue muito calcada em relações públicas. E dados os perfis diferentes de cada marca, as contas estão sendo atendidas por agências de RP diferentes: Ideal, no caso de L’Occitane en Provence, e a Suporte, para divulgação de L’Occitane au Brésil. Entre os meios tradicionais, a mídia impressa continua dominando.
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