O impacto do filme Barbie na venda de produtos licenciados
Estudo da Macfor apresenta dados de como os setores de produtos licenciados foram impactados com a estreia do filme Barbie
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Meio & Mensagem
16 de agosto de 2023 - 15h57
O estudo “Barbie: buzz, consumo e influência de marca”, desenvolvido pela Macfor, apresenta dados sobre como o filme da boneca impactou marcas e o desenvolvimento de produtos. Para chegar aos resultados, a pesquisa foi realizada nos dias 21 e 26 de julho com 342 respondentes.
Além do sucesso de bilheterias, levando mais de 4 milhões de pessoas para as salas de cinema, os produtos licenciados da Barbie também tiveram uma boa performance.
Desse modo, o estudo conclui que esse sucesso se deve à antecedência das ações e conversas geradas em torno do assunto. Prova disso é que 23,6% dos respondentes afirmaram saber da estreia mais de quatro meses antes. Destes, mais de 25% deles dizem pretender comprar ou já compraram produtos relacionados à Barbie.
Segundo esse estudo, a área de alimentos e bebidas foi a mais impactada pela onda Barbiecore. Foi desse segmento que pelo menos 15% dos respondentes afirmaram ter comprado ou pretendido comprar algum item por causa do filme.
Já moda e acessórios foi a segunda categoria mais popular, ultrapassando os 14%. A lista conta ainda com brinquedos (6,5%), beleza & perfumaria (5,4%), decoração (5,4%), livros & papelaria (4,3%) e eletrônicos & eletrodomésticos (1,1%).
Por fim, a pesquisa identificou, ainda, que o motivo que mais atraiu a as pessoas à assistirem à Barbie foi a nostalgia. Metade dos entrevistados que pretendiam ir ao cinema ver o filme estão na faixa entre 25 e 34 anos. Além disso, 96,5% dos respondentes descobriram o que é uma Barbie antes dos 12 anos.
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