Intel anuncia Centro de Inovação no Rio
Espaço tem foco no desenvolvimento de soluções inovadoras com utilização de tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas (IoT)
Espaço tem foco no desenvolvimento de soluções inovadoras com utilização de tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas (IoT)
Meio & Mensagem
30 de abril de 2014 - 2h46
Do ProXXIma
Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Governo do Estado, a Intel anuncia a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro. Com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de pesquisa de óleo e gás e cidades inteligentes, a iniciativa tem o objetivo de oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho (HPC) para empresas de todos os portes. O projeto também abrange o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.
Um acordo firmado em fevereiro de 2013 entre a Intel e o Governo Federal também contribuiu para a iniciativa. Com o intuito de incentivar o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs), a parceria totaliza um investimento de R$ 300 milhões da empresa no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), no período de cinco anos.
O Centro vai oferecer sistemas de hardware e software de última geração e contará com três áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via empreendedorismo.
Inicialmente, a hospedagem ficará a cargo da empresa de serviços AMT, que abriga um Data Center no local onde o Centro de Inovação será instalado.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor