Japonesa Uniqlo terá loja online nos EUA
Documentos indicam cronograma para outubro, mas porta-voz nega lançamento de e-commerce da empresa
Documentos indicam cronograma para outubro, mas porta-voz nega lançamento de e-commerce da empresa
Meio & Mensagem
25 de abril de 2012 - 8h30
A Uniqlo estuda abrir uma loja online para atender os EUA, de acordo com documentos obtidos pelo Advertising Age. A solicitação de propostas indica que o varejista está procurando parceiros para ajudá-lo a construir um site de e-commerce que, se tudo correr conforme o cronograma, poderá estar no ar em outubro.
O varejista japonês, em meio a uma expansão global agressiva, enquanto o crescimento diminui na matriz, está procurando uma agência para construir o que está chamando de uma “flagship digital” para o mercado norte-americano. A marca espera elevar as vendas nos EUA a US$ 10 bilhões tendo 20% vindos do comércio eletrônico até 2020, de acordo com os documentos.
A porta-voz da Uniqlo, Mary Lawton, minimizou o alcance da informação, dizendo que a companhia “não tem planos sólidos” de iniciar e-commerce nos EUA e que esta é a segunda vez que a Uniqlo consulta agências para explorar o e-commerce. O documento, no entanto, contém um cronograma detalhado com todos os componentes preparados para que a loja online vá ao ar dia 15 de outubro.
“Nós continuamos explorando a possibilidade de iniciar o e-commerce. Todavia, neste momento, estamos bem longe de confirmar quando especificamente isso irá acontecer nos EUA”, disse Lawton em comunicado. “Como dissemos no passado, quando lançarmos e-commerce nos EUA, queremos estar certos de que isso beneficiará nossos consumidores e atualmente não temos um plano que vá ao encontro dessa expectativa”.
Por enquanto, a Uniqlo tem trabalhado o e-commerce somente no Japão e em outros poucos países, incluindo o Reino Unido, a despeito da considerável demanda dos consumidores nos EUA.
O fabricante de roupas e varejista, que pertence à Fast Retailing Co e tem sede no Japão, está disponível nos EUA apenas por meio de três lojas em Nova Iorque; uma loja online poderia trazer suas peças coloridas características a todo o país. A H&M, concorrente da Uniqlo, e com perfil semelhante de fornecedora de moda a baixo custo, já tem mais de 200 lojas nos EUA, mas nenhuma loja online, igualmente. A H&M planeja inaugurar sua loja online no fim de 2012, de acordo com o site corporativo da empresa.
Hoje, a Uniqlo opera mais de 1.000 lojas pelo mundo, com quase 200 unidades fora do Japão. A empresa abriu duas gigantes flagships – suas duas maiores lojas em todos os mercados onde atua – em Nova Iorque no último outono (primavera no hemisfério sul, ou seja, meados de setembro de 2011), depois de abrir sua primeira loja na cidade em 2006. Uma flagship deve ser inaugurada em São Francisco, em outubro.
Na concorrência, a Uniqlo pediu às agências que construam uma infraestrutura que possa “prover uma base universal para expansões em outros mercados globais”, incluindo a União Europeia, a China, Hong Kong e Coreia. A Uniqlo também visa o comércio via celular e tablet.
De acordo com o documento, a empresa procura uma agência que assuma toda sua estratégia de marketing, a construção e manutenção do site de e-commerce, redes sociais entre outras coisas. O orçamento será de algo entre US$ 800 mil e US$ 1,8 milhão. A Uniqlo já havia trabalhado com algumas agências em fase de projeto para as bases de lançamento de suas flagships físicas.
Do Advertising Age
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