Marcas perdem espaço para preço

Buscar
Publicidade

Marketing

Marcas perdem espaço para preço

Pesquisa da consultoria Bain & Company com executivos latino-americanos mostra que, na percepção das empresas, o consumidor está menos fiel


29 de setembro de 2015 - 7h34

Menos fiel à marca e mais atento a preço. Esse é o perfil predominane dos consumidores identificados no levantamento realizado pela consultoria Bain & Company sobre o comportamento dos consumidores latino-americanos: “Management Tools & Trends 2015”.

De um total de 1.067 executivos entrevistados em 2014, do mundo todo com recorte para Brasil e México, a pesquisa identificou que 68% dos executivos acreditam que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.

No Brasil, por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. “Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company.

O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Vinicius Jr. se torna embaixador global da Clear

    Vinicius Jr. se torna embaixador global da Clear

    Ao lado de Haaland, jogador da seleção passa a integrar time de embaixadores e estratégia voltada ao Brasil

  • PL 1904/24: as marcas devem se posicionar sobre o assunto?

    PL 1904/24: as marcas devem se posicionar sobre o assunto?

    Proposta que visa equiparar a pena de aborto à de homicídio gera mobilização e discussões a respeito do envolvimento do setor privado na questão