Marcas perdem espaço para preço
Pesquisa da consultoria Bain & Company com executivos latino-americanos mostra que, na percepção das empresas, o consumidor está menos fiel
Pesquisa da consultoria Bain & Company com executivos latino-americanos mostra que, na percepção das empresas, o consumidor está menos fiel
Meio & Mensagem
29 de setembro de 2015 - 7h34
Menos fiel à marca e mais atento a preço. Esse é o perfil predominane dos consumidores identificados no levantamento realizado pela consultoria Bain & Company sobre o comportamento dos consumidores latino-americanos: “Management Tools & Trends 2015”.
De um total de 1.067 executivos entrevistados em 2014, do mundo todo com recorte para Brasil e México, a pesquisa identificou que 68% dos executivos acreditam que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.
No Brasil, por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. “Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company.
O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.
Compartilhe
Veja também
Eduardo Paes afirma que Rio de Janeiro receberá jogo da NFL em 2026
Prefeito da capital fluminense disse que negociou com a liga de futebol americano para levar a partida ao estádio do Maracanã
Natura &Co quer incorporar holding à Natura Cosméticos e mudará liderança
Proposta foi anunciada em fato relevante; movimentação tira Fábio Barbosa da cadeira de CEO e João Paulo Ferreira assume o posto