Mastercard e Visa estreiam primeira campanha conjunta

Buscar

Mastercard e Visa estreiam primeira campanha conjunta

Buscar
Publicidade

Marketing

Mastercard e Visa estreiam primeira campanha conjunta

Criada por AlmapBBDO e WMcCann, ação promove pagamento por aproximação com cartões e dispositivos nos ônibus de São Paulo


23 de setembro de 2019 - 6h08

Anúncio que será veiculado no mobiliário urbano de São Paulo (crédito: divulgação)

Nesta terça-feira, 24, as principais empresas de solução de pagamento do mercado brasileiro estreiam sua primeira campanha conjunta. O mote da ação, desenvolvida em parceria com as agências AlmapBBDO (Visa) e WMcCann (Mastercard), é a utilização da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público.

Desde segunda-feira, 16, está em operação na cidade de São Paulo um projeto-piloto em 12 linhas de ônibus. A iniciativa terá duração de três meses — ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações — e engloba pagamento com cartões de crédito, débito ou pré-pago, além de smartphones e smartwatches equipados com a tecnologia Near Field Communication (NFC) das duas bandeiras.

A campanha será focada em mobiliário urbano nas regiões atendidas pelas 12 linhas que integram o projeto-piloto da capital paulista. As peças estampam o título “Vai de ônibus? Pague por aproximação com Mastercard e Visa. Aproximou, pagou”. Os anúncios explicam, ainda, que a tecnologia também funciona para quem não tem o cartão com a função contactless. É possível cadastrar o plástico num smartphone. Tanto Mastercard quanto a Visa seguirão com campanhas próprias nas mídias sociais.

“Duas marcas comunicando a mesma coisa seria confuso. A ideia foi juntar esforços dos concorrentes em prol do consumidor. O concorrente, no caso, é o dinheiro”, explica Sarah Buchwitz, vice-presidente de comunicação e marketing da Mastercard Brasil e Cone Sul. “Não havia necessidade das duas mensagens diferentes. É algo novo. Existem benefícios claros, como segurança, praticidade, rapidez e comodidade”, complementa Sergio Giorgetti, vice-presidente de marketing da Visa Brasil.

A união das concorrentes tem dois objetivos: disseminar o uso das soluções digitais de pagamento e desestimular o uso de papel moeda, principal concorrente do setor. O dinheiro respondeu por 36% dos pagamentos no País em 2018, contra 41% dos cartões, segundo dados Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Dentro dos planos da entidade, a projeção é de que os pagamentos digitais respondam por 60% do mercado até 2022.

A utilização da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público, onde aproximadamente 30% das tarifas são pagas em dinheiro, pode ser um grande vetor de crescimento. No Brasil, 4,5 mil cidades já realizaram ao menos uma transação com essa ferramenta, seja com o cartão, seja com o celular, e 80% da base de terminais é compatível. “O transporte público é um acelerador da adoção da tecnologia”, projeta Sarah. Entre janeiro e maio deste ano, mais de 3,3 milhões de pagamentos por aproximação foram realizados na cidade de São Paulo, principal mercado dessa tecnologia, segundo dados da Mastercard. Já de acordo com a Visa, mais de 2,5 milhões de transações por aproximação são registradas pela bandeira por mês no Brasil.

Em janeiro, foram realizados 370 mil pagamentos com a tecnologia em São Paulo pela Mastercard, contra mais de um milhão em maio, o que representou um crescimento de 170%. Redes de fast-food, supermercados, restaurantes, padarias e farmácias foram os segmentos que mais utilizaram essa solução. O tíquete médio dessas transações foi de R$ 71 e os dispositivos mais utilizados foram as carteiras digitais, que representaram 51% do total de transações realizadas em maio.

Campanha da AlmapBBDO para a Visa sinaliza catracas e estações do MetrôRio com o slogan: ’Aproximou, pagou, entrou. Sem filas‘ (crédito: divulgação)

Projeto-piloto
A Mastercard fez a primeira parceria para uso do pagamento por aproximação no transporte público no Brasil em 2016, com a SuperVia. O projeto engloba as estações de trem do ramal Deodoro, no Rio de Janeiro, e permitiu aos usuários utilizarem cartões de crédito, débito, pré-pago e cartões registrados em carteiras digitais. Um ano depois, foi a vez de todos os ônibus de Jundiaí (305 veículos) adotarem a solução. A cidade do estado de São Paulo foi a primeira da América Latina a implantar a tecnologia em toda a frota.

A Visa, por sua vez, lançou em abril deste ano o pagamento por aproximação em 41 estações do MetrôRio, na capital fluminense. A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo. Além do cartão, os usuários podem pagar a tarifa com as carteiras digitais Apple Pay e Samsung Pay. Nos primeiros três meses, segundo dados da VisaNet, o número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações cresceu 58%. O pagamento por celular tem sido a preferência, sendo o meio escolhido por 56% dos usuários que aderiram ao pagamento por aproximação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas