McDonald?s põe mais molho no marketing

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McDonald?s põe mais molho no marketing

Vender seu condimento especial, vestir o Corinthians com as cores do rival e reinventar seu principal lanche: 2015 é um ano agitado para a marca


24 de agosto de 2015 - 10h06

A maior rede de fast-food do mundo vive um dos momentos mais desafiadores de sua trajetória. Com a concorrente Starbucks encostando na liderança do setor em valor de mercado, o McDonald´s mantém um ano agitado. No Brasil, a quantidade de ações de marketing e ativações da marca mostram que, a depender dos esforços de comunicação, as vendas voltarão a subir.

No segundo trimestre deste ano, a receita da Arcos Dorados, empresa responsável pela atuação da rede na América Latina, foi de US$ 759 milhões. O lucro teve uma queda de 23,6% se comparado à mesma época do ano anterior. Os resultados menores do segundo trimestre no Brasil são creditados à desvalorização do real e do desaquecimento da economia local, mas no ano anterior, com a troca do comando global o próprio McDonald´s já admitia seus desafios.

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A necessidade de uma reação vem fazendo com que a marca se movimente em esforços de marketing. A uma semana de realizar o Mc Dia Feliz, em 29 de agosto, a marca convidou os jogadores do Corinthians a entrarem no primeiro tempo da partida contra o Cruzeiro, neste domingo, 23, com as meias do mascote Ronald McDonald que leva as cores do rival São Paulo.

Nesta segunda, 24, a rede confirmou a realização da sétima edição do Jantar de Gala Instituto Ronald McDonald, evento em prol da cura do câncer infantil e juvenil que acontecerá no dia 16 de outubro e já tem cotas de patrocínio disponíveis. Entre as empresas que já aderiram ao evento estão Banco Santander, DPZ&T, McCain, Nestlé, Outback e Coca-Cola.

No início do mês, a marca reinventou o icônico Big Mac na ação batizada de #EsquentaMcDia convidando os chefs Bruno Alves, da hamburgueria Kod Burger, e Carlos Bertolazzi, apresentador do programa Cozinha Sob Pressão, do SBT, para produzirem suas versões do lanche. O evento foi aberto ao público e a arrecadação feita das vendas dos sanduíches foi revertida ao Instituto Ronald McDonald. O evento contou com o apoio da DPZ&T e da House Of Food que apoiam a luta contra o câncer infantil e juvenil no Brasil.

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No primeiro semestre, a marca lançou uma nova fase do jogo Monopoly. Em junho, a rede aproveitou a estreia do filme Minions para anunciar suas ações de inverno trazendo os personagens amarelos no McLanche Feliz e novos sabores ao cardápio. Desde a última quarta-feira, 19, os restaurantes começaram a distribuir gratuitamente a caixinha de batatas personalizada dos minions, antes vendidas a R$ 9,50 em uma ação sequencial. Na mesma época, a marca anunciou as variações do famoso Big Mac, o Super Mac, o Mega Mac e o Grand Big Mac. Essas três ações – Minions, Big Mac e Monopoly – são os principais investimentos de marketing da marca do ano.

Na estratégia, vale até mesmo entregar seu segredo especial. Na última semana, a rede divulgou que irá comercializar o molho do Big Mac em uma edição limitada. As 100 unidades contam com 500ml do produto especial da rede e todo o valor arrecadado com as vendas será destinado ao Instituto Ronald McDonald. A compra do ingrediente está liberada entre os dias 24 e 27 de agosto por meio do site “Meu Molho Especial”, e-commerce criado para vender o produto para todo o Brasil. Os preços serão divididos por lotes, e a cada nova venda, um novo preço. Para viabilizar o projeto, a DPZ&T desenvolveu a embalagem exclusiva do pote e a DM9DDB desenvolveu o site “Meu Molho Especial”. Todo o trabalho das agências foi doado em prol da campanha do McDia Feliz desse ano.

Na área corporativa, a empresa também anunciou mudanças relevantes. Em outubro, o argentino Serio Alonso assume o comando da Arcos Dorados no lugar de Woods Staton que permanece no grupo como chairman. 

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