McDonald?s celebra 35 anos no Brasil
Maior rede de fast food do mundo desembarcou no País em 13 de fevereiro de 1979, em Copacabana
Maior rede de fast food do mundo desembarcou no País em 13 de fevereiro de 1979, em Copacabana
Roseani Rocha
13 de fevereiro de 2014 - 3h11
Há exatos 35 anos, o McDonald’s inaugurava seu primeiro restaurante no Brasil, localizado em Copacabana – fomos o 25º país a receber restaurantes da rede. Somente dois anos depois a cadeia se instalaria em São Paulo, hoje seu maior mercado, com uma primeira loja localizada na Avenida Paulista.
No total, o McDonald’s possui no mercado brasileiro mais de 800 unidades coordenadas pela Arcos Dourados, máster franquia da rede para toda a América Latina. Elas estão distribuídas por 192 cidades brasileiras e em praticamente todas as capitais. As exceções são Porto Velho e Macapá, por questões logísticas que o vice-presidente de marketing da rede, Roberto Gnypek, afirma que serão resolvidas mais cedo ou mais tarde.
Para fazer funcionar as mais de 800 lojas, o McDonald’s conta com 62 franqueados, mais de 200 fornecedores e 50 mil funcionários. Em sua maioria, jovens para quem o trabalho na rede de fast food é o primeiro emprego.
O Brasil é a sétima operação do McDonald’s no mundo e na comunicação o aniversário da rede está sendo comemorado com a campanha “Que bom que você veio”, da agência Taterka.
Outro fato que faz de 2014 um ano especial para o anunciante é o patrocínio à Copa do Mundo Fifa. Com a promoção Sonho de Craque, o McDonald’s permitirá que 1.400 crianças do Brasil e de diversos países entrem em campo com seus ídolos durante o mundial.
Em sua trajetória, a rede viu ganharem força temas como o culto à vida saudável, o combate à obesidade infantil e mesmo à publicidade para esse segmento. Mesmo assim, continua atraindo adultos e crianças. O palhaço Ronald McDonald, criado em 1963, já andou mais afastado da comunicação, mas continua sendo um ícone da marca e deve voltar à cena este ano. “Em alguns momentos ele esteve mais ou menos presente. Mas este ano teremos boas surpresas de Ronald e não existe a possibilidade de ele se aposentar. São poucas as marcas que têm um ícone que se reconhece sem dizer absolutamente nada. Temos mais de um e o Ronald é um deles. A discussão é como trazê-lo de uma forma mais atual e não posso falar mais nada (risos)”, diz Roberto Gnypek.
Para o executivo, o futuro da rede será marcado, principalmente pela tecnologia e digitalização, deixando ainda mais rápido e direto o atendimento ao consumidor, e por cardápios que mesclem os produtos mais tradicionais e novidades em linha com os novos hábitos alimentares da população.
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