McDonald?s celebra 35 anos no Brasil
Maior rede de fast food do mundo desembarcou no País em 13 de fevereiro de 1979, em Copacabana
Há exatos 35 anos, o McDonald’s inaugurava seu primeiro restaurante no Brasil, localizado em Copacabana – fomos o 25º país a receber restaurantes da rede. Somente dois anos depois a cadeia se instalaria em São Paulo, hoje seu maior mercado, com uma primeira loja localizada na Avenida Paulista.
No total, o McDonald’s possui no mercado brasileiro mais de 800 unidades coordenadas pela Arcos Dourados, máster franquia da rede para toda a América Latina. Elas estão distribuídas por 192 cidades brasileiras e em praticamente todas as capitais. As exceções são Porto Velho e Macapá, por questões logísticas que o vice-presidente de marketing da rede, Roberto Gnypek, afirma que serão resolvidas mais cedo ou mais tarde.
Para fazer funcionar as mais de 800 lojas, o McDonald’s conta com 62 franqueados, mais de 200 fornecedores e 50 mil funcionários. Em sua maioria, jovens para quem o trabalho na rede de fast food é o primeiro emprego.
O Brasil é a sétima operação do McDonald’s no mundo e na comunicação o aniversário da rede está sendo comemorado com a campanha “Que bom que você veio”, da agência Taterka.
Outro fato que faz de 2014 um ano especial para o anunciante é o patrocínio à Copa do Mundo Fifa. Com a promoção Sonho de Craque, o McDonald’s permitirá que 1.400 crianças do Brasil e de diversos países entrem em campo com seus ídolos durante o mundial.
Em sua trajetória, a rede viu ganharem força temas como o culto à vida saudável, o combate à obesidade infantil e mesmo à publicidade para esse segmento. Mesmo assim, continua atraindo adultos e crianças. O palhaço Ronald McDonald, criado em 1963, já andou mais afastado da comunicação, mas continua sendo um ícone da marca e deve voltar à cena este ano. “Em alguns momentos ele esteve mais ou menos presente. Mas este ano teremos boas surpresas de Ronald e não existe a possibilidade de ele se aposentar. São poucas as marcas que têm um ícone que se reconhece sem dizer absolutamente nada. Temos mais de um e o Ronald é um deles. A discussão é como trazê-lo de uma forma mais atual e não posso falar mais nada (risos)”, diz Roberto Gnypek.
Para o executivo, o futuro da rede será marcado, principalmente pela tecnologia e digitalização, deixando ainda mais rápido e direto o atendimento ao consumidor, e por cardápios que mesclem os produtos mais tradicionais e novidades em linha com os novos hábitos alimentares da população.