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Marketing

McDonald’s tem novo CMO global

Alistair Macrow se torna CMO enquanto a chefe de marketing nos EUA Morgan Flatley amplia atribuições após saída do VP sênior global de marketing Colin Mitchell


10 de junho de 2020 - 13h56

Por Jessica Wohl, do Ad Age*

O McDonald’s acaba de promover Alistair Macrow ao posto de CMO global da rede. Além disso, a executiva-chefe de marketing da empresa nos Estados Unidos, Morgan Flatley, passa a acumular o cargo com a vice-presidência sênior global de marketing com a saída de Colin Mitchell da companhia. Após quatro anos no McDonald’s, sendo menos de um como VP sênior global de marketing, Colin decidiu deixar a maior rede de fast-food do mundo “em busca de um novo desafio”, disse o CEO Chris Kempczinski numa mensagem aos funcionários que o Ad Age teve acesso.

Alistair Macrow (crédito: divulgação/McDonald’s)

As mudanças na liderança do time de marketing são as mais recentes de uma série de movimentações executadas por Kempczinski desde que ele se tornou CEO da empresa em novembro. A chacoalhada acontece enquanto o McDonald’s segue em seu plano de atuação durante a pandemia do novo coronavírus, o que inclui investimentos milionários de marketing em grandes mercados como os Estados Unidos.

Na semana passada, o McDonald’s se posicionou oficialmente em apoio a justiça racial com um vídeo sobre o movimento “Black lives matter” e mensagens dizendo que a companhia está ao lado de comunidades negras em todo o mundo e pedindo doações financeiras para a National Urban League e a NAACP. “Uma marca é muito mais do que um logo; é um posicionamento de valores, intenções e aspirações que consumidores conscientemente (e inconscientemente) escolhem para se associar”, escreveu Kempczinski no comunicado interno. Macrow e Morgan “personificam os valores de inclusão e inovação que definem o McDonald’s e que eu espero dos nossos líderes”, continuou o CEO.

Macrow estava desempenhando a função de CMO e vice-presidente corporativo do Internationally Operated Markets (IOM) do McDonald’s, grupo de principais países da rede que inclui Alemanha, Austrália, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Rússia, desde 2018. O executivo ingressou na empresa em 2007, após atuar na Blockbuster, e trabalhou em diversas posições nos negócios da empresa no Reino Unido, como chefe-executivo de marketing e comunicações, o que lhe rendeu a indicação para a The Marketing Society em 2016.

Morgan Flatley (crédito: divulgação/McDonald’s)

Morgan, que até então respondia como vice-presidente sênior e CMO dos EUA, agora expande seu papel para vice-presidente sênior e executiva-chefe de marketing e experiência digital do consumidor para os Estados Unidos. Suas atribuições incluem marketing promocional, digital, mídia, CRM, conteúdo de marca e engajamento, insights e estratégias para o consumidor, e cardápio nos Estados Unidos.

No ano passado, Morgan trabalhou com Mitchell na busca por uma agência criativa para o McDonald’s nos EUA. A Wieden & Kennedy New York foi a escolhida. A profissional ingressou na rede em 2017, vinda da PepsiCo, para substituir Deborah Wahl.

CMO global anterior do McDonald’s, Silvia Lagnado deixou a empresa em 2019 e não teve substituto. Na ocasião, Mitchell e Bob Rupczynski receberam novos papeis como vice-presidentes. Antes desta promoção, Mitchell trabalhou no projeto de revisão de marca, incluindo atualizações na identidade visual global da marca.

Mitchell “desempenhou um papel fundamental em nosso progresso de marketing e no crescimento do McDonald’s como um todo”, escreveu Kempczinski. “Em particular, a ativação do nosso posicionamento global da marca foi uma parte significativa da nossa recuperação e deu estilo e energia renovados à maneira como o McDonald’s aparece no mundo”.

Procurado para comentar, Mitchell falou sobre seus tempos nos Arcos Dourados. “O McDonald’s é uma empresa incrível. Participar de uma transformação de negócios como essa tem sido um privilégio real. Este foi um ano de grandes mudanças para todos. É hora de olhar para o próximo capítulo”. Rupczynski permanece no McDonald’s no papel de vice-presidente sênior de tecnologia de marketing.

*Tradução: Fernando Murad

Crédito da imagem do alto: divulgação

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