McDonald’s tem novo CMO global
Alistair Macrow se torna CMO enquanto a chefe de marketing nos EUA Morgan Flatley amplia atribuições após saída do VP sênior global de marketing Colin Mitchell
Alistair Macrow se torna CMO enquanto a chefe de marketing nos EUA Morgan Flatley amplia atribuições após saída do VP sênior global de marketing Colin Mitchell
Por Jessica Wohl, do Ad Age*
O McDonald’s acaba de promover Alistair Macrow ao posto de CMO global da rede. Além disso, a executiva-chefe de marketing da empresa nos Estados Unidos, Morgan Flatley, passa a acumular o cargo com a vice-presidência sênior global de marketing com a saída de Colin Mitchell da companhia. Após quatro anos no McDonald’s, sendo menos de um como VP sênior global de marketing, Colin decidiu deixar a maior rede de fast-food do mundo “em busca de um novo desafio”, disse o CEO Chris Kempczinski numa mensagem aos funcionários que o Ad Age teve acesso.
As mudanças na liderança do time de marketing são as mais recentes de uma série de movimentações executadas por Kempczinski desde que ele se tornou CEO da empresa em novembro. A chacoalhada acontece enquanto o McDonald’s segue em seu plano de atuação durante a pandemia do novo coronavírus, o que inclui investimentos milionários de marketing em grandes mercados como os Estados Unidos.
Na semana passada, o McDonald’s se posicionou oficialmente em apoio a justiça racial com um vídeo sobre o movimento “Black lives matter” e mensagens dizendo que a companhia está ao lado de comunidades negras em todo o mundo e pedindo doações financeiras para a National Urban League e a NAACP. “Uma marca é muito mais do que um logo; é um posicionamento de valores, intenções e aspirações que consumidores conscientemente (e inconscientemente) escolhem para se associar”, escreveu Kempczinski no comunicado interno. Macrow e Morgan “personificam os valores de inclusão e inovação que definem o McDonald’s e que eu espero dos nossos líderes”, continuou o CEO.
Macrow estava desempenhando a função de CMO e vice-presidente corporativo do Internationally Operated Markets (IOM) do McDonald’s, grupo de principais países da rede que inclui Alemanha, Austrália, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Rússia, desde 2018. O executivo ingressou na empresa em 2007, após atuar na Blockbuster, e trabalhou em diversas posições nos negócios da empresa no Reino Unido, como chefe-executivo de marketing e comunicações, o que lhe rendeu a indicação para a The Marketing Society em 2016.
Morgan, que até então respondia como vice-presidente sênior e CMO dos EUA, agora expande seu papel para vice-presidente sênior e executiva-chefe de marketing e experiência digital do consumidor para os Estados Unidos. Suas atribuições incluem marketing promocional, digital, mídia, CRM, conteúdo de marca e engajamento, insights e estratégias para o consumidor, e cardápio nos Estados Unidos.
No ano passado, Morgan trabalhou com Mitchell na busca por uma agência criativa para o McDonald’s nos EUA. A Wieden & Kennedy New York foi a escolhida. A profissional ingressou na rede em 2017, vinda da PepsiCo, para substituir Deborah Wahl.
CMO global anterior do McDonald’s, Silvia Lagnado deixou a empresa em 2019 e não teve substituto. Na ocasião, Mitchell e Bob Rupczynski receberam novos papeis como vice-presidentes. Antes desta promoção, Mitchell trabalhou no projeto de revisão de marca, incluindo atualizações na identidade visual global da marca.
Mitchell “desempenhou um papel fundamental em nosso progresso de marketing e no crescimento do McDonald’s como um todo”, escreveu Kempczinski. “Em particular, a ativação do nosso posicionamento global da marca foi uma parte significativa da nossa recuperação e deu estilo e energia renovados à maneira como o McDonald’s aparece no mundo”.Procurado para comentar, Mitchell falou sobre seus tempos nos Arcos Dourados. “O McDonald’s é uma empresa incrível. Participar de uma transformação de negócios como essa tem sido um privilégio real. Este foi um ano de grandes mudanças para todos. É hora de olhar para o próximo capítulo”. Rupczynski permanece no McDonald’s no papel de vice-presidente sênior de tecnologia de marketing.
*Tradução: Fernando Murad
Crédito da imagem do alto: divulgação
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