Mondelēz replica no Nordeste experiência aprovada na Índia
Dona de marcas como Bis, Lacta e Sonho de Valsa pretende entregar aos consumidores chocolates sem deformações por conta do calor da região

Adegas refrigeradas da Mondelēz no Nordeste (Crédito: Divulgação)
A Mondelēz Brasil, dona de marcas como Lacta, Bis e Sonho de Valsa, está expandindo o projeto Adegas, no Nordeste Brasileiro. Na região, a empresa entregou aos varejistas mais de 400 refrigeradores para que os chocolates não percam o aspecto original do produto, por conta do calor que faz na região quase o ano inteiro.
A ação começou a ser estudada em 2011 e, dois anos depois, a primeira geladeira foi entregue no Recife. A iniciativa é uma adaptação do que foi feito na Índia, onde o projeto já está consolidado.
Segundo Paula Siqueira, gerente de marketing comercial para o Norte e Nordeste da Mondelēz, “o resultado foi um aumento de 53% na venda dos produtos para o consumidor final, em apenas 12 meses das geladeiras nos mercados”. Ciqueira explica que a ação é focada em “estabelecimentos pequenos, com cinco a nove check outs (caixas) , e sem nenhuma refrigeração”.
Para um futuro próximo, a empresa pretende levar os refrigeradores também ao Norte do País, com foco em Manaus e Belém.

Modelo de refrigeração de chocolates aplicado pela Mondelēz na Índia (Crédito: Divulgação)
Desde 2014, quando a crise econômica começou, cerca de 2,3 milhões de postos de trabalho foram fechados no Brasil, segundo dados da Pnad Contínua, 69% desses desempregados estão na região Nordeste. Para Paula, a Mondelēz conseguiu atingir mesmo o público de baixa renda porque “o portfólio da empresa é amplo, e tem produtos que cabem em todos os tipos de faixa de renda”.