Nova gigante do café ameaça líder Nestlé
Mondelez e D.E. Master Blenders formam joint-venture para unir suas operações relativas às marcas de café
Mondelez e D.E. Master Blenders formam joint-venture para unir suas operações relativas às marcas de café
Meio & Mensagem
8 de maio de 2014 - 11h53
A norte-americana Mondelez International e a holandesa Douwe Egberts Master Blenders anunciaram uma joint-venture para unir em uma só operação os negócios relativas a suas marcas de café. A nova empresa, chamada Jacobs Douwe Egberts (JDE), sediada na Holanda, terá escala para concorrer com a Nestlé, líder global no segmento, com 23% do mercado.
Agora, a Jacobs Douwe Egberts ficará maior que a Nestlé, por volume de café vendido, de acordo com a Euromonitor.
Apesar do tamanho da transação, a JDE não afetará significativamente o mercado brasileiro, pelo menos em curto prazo. A joint venture manterá o segundo lugar no ranking nacional ocupado pela D. E. Master Blenders, cuja participação nas vendas de café torrado e moído é de 18,4%. Para a holandesa, o Brasil corresponde a 18% de sua receita global, equivalente a US$ 3,4 bilhões. A Mondelez, que não possuía marcas de café no País, terá acesso a marcas líderes do mercado, como Pilão, Café do Ponto, Caboclo, Moka, Palheta e Damasco.
Com a transação, a Mondelez receberá US$ 5 bilhões e ficará com participação de 49% na nova empresa, que terá um volume de negócios anual de mais de US$ 7 bilhões, segundo o comunicado emitido pelas companhias. A unidade de cafés da empresa norte-americana teve faturamento de US$ 3,9 bilhões em 2013.
Nos últimos cinco anos, as vendas de café embalado subiram mais de 30%, segundo o Euromonitor, atingindo US$ 81 bilhões no ano passado. O instituto ainda estima que esses números cheguem a US$ 100 bilhões até 2018.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros