O estranho mundo de Oreo
Biscoito da Mondelēz tem sabores inusitados conforme o mercado
Biscoito da Mondelēz tem sabores inusitados conforme o mercado
Sergio Damasceno Silva
22 de agosto de 2016 - 17h37
Banana Split Creme, Candy Corn (doce de milho), Watermelon (melancia), Key Lime Pie (torta de lima), Cotton Candy (algodão doce), Pumpkin Spice (abóbora picante), chocolate creme, Birthday Cake (bolo de aniversário), Peanut Butter (manteiga de amendoim), Lemon (limão), Berry (morango), Mint (menta), Halloween (Dia das Bruxas), Golden Oreo (Oreo Ouro), de uva e pêssego, cerveja, ponche de frutas, massa de bolacha, maça caramelizada, hortelã-pimenta, chá verde gelado, marshmallow crocante. A lista é gigante e continua a crescer.
Do doce ao salgado (tem até uma edição com caramelo e flor de sal), é possível escolher entre uma variedade que enche os olhos e, claro, dá água na boca. Mas, no Brasil, as opções são bem limitadas. Ou é o clássico sabor chocolate com recheio de baunilha (que marcou a entrada do produto no mercado nacional) ou o recém-lançado, este mês, Oreo Milkshake de Morango.
Mas, a empresa pode ir além quando se trata de diversidade: recentemente, lançou o Swedish Fish (peixe sueco!), numa combinação (?) de peixe sueco (cujo sabor aproxima-se, veja bem, aproxima-se do azedinho das gomas norte-americanas) e chocolate. Será que alguém gosta? O Oreo de peixe sueco está disponível exclusivamente na cadeia de varejo Kroger, dos EUA. A Mondelēz afirma que gosta de criar edições limitadas (é o caso do peixe sueco) para surpreender as pessoas com combinações de sabores inesperados e originais. Numa comparação grotesca, é quase como os temakis brasileiros, cujas inúmeras variações fariam corar os legítimos japoneses, tão afeitos à tradição.
Questionada sobre a possibilidade de trazer sabores “inesperados e originais” ao Brasil, a Mondelēz não se manifestou. Recentemente, no lançamento da versão milk-shake de morango, o diretor de marketing de biscoitos da Mondelēz para América Latina, Leonardo Dell Amico Tonini, afirmou: “Temos muitas oportunidades de expansão. O sabor morango, por exemplo, é o segundo recheio mais apreciado pelos consumidores da categoria”.
A marca Oreo integrou-se definitivamente ao portfólio de produtos da Mondelēz Brasil em novembro de 2013. O biscoito foi criado em 1912 pela National Biscuit Company (que se tornaria a Nabisco) em Nova York, nos EUA. O valor da marca é estimado em mais de US$ 2 bilhões de dólares. A Nabisco foi adquirida em 2001 pela Kraft Foods, subsidiária da Phillip Morris. Em 2012, a Kraft Foods renomeou a divisão mundial de alimentos, que se tornou Mondelēz. O nome é composto pela palavra latina “monde” (mundo) e “delez” (espécie de gíria ou contração da palavra inglesa “delicious”, que significa delicioso), ou seja, mondelez é algo como “mundo delicioso”. E o nome Oreo, conforme a teoria, vem do francês “or” (que significa dourado, como era a primeira embalagem do produto) ou do grego “oreo”, que quer dizer bonito, bom ou bem feito.
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