O HSBC no Natal de Curitiba
Banco mantém a tradição do coral de crianças em sua sede e, além de promover a própria marca, impulsiona o turismo da cidade
Banco mantém a tradição do coral de crianças em sua sede e, além de promover a própria marca, impulsiona o turismo da cidade
Roseani Rocha
19 de dezembro de 2012 - 8h30
Muitas são as marcas que aproveitam o mote do Natal para atrair os olhares – e na melhor das hipóteses, o coração – dos consumidores nesse período. Uma das iniciativas que mais chama atenção todo ano é o coral de crianças que se apresenta nas janelas de um prédio tradicional de Curitiba. A apresentação ocorre há mais de 20 anos e é promovida, atualmente, pelo banco inglês HSBC, que instalou no local sua sede no Brasil (a ação foi herdada do extinto Bamerindus).
As crianças são de 11 instituições auxiliadas pelo Instituto HSBC Solidariedade, chamadas Casas Lares, que têm um modelo diferente dos tradicionais orfanatos, pois sua intenção é promover novamente o convívio com as famílias originais.
Nas apresentações que ocorreram ao longo de dezembro o coral é composto por 120 delas, mas de um grupo permanente fazem parte 40. Além de fazerem bem, obviamente, para a marca do patrocinador, as apresentações do coral colocaram a cidade no calendário de Natal brasileiro. Segundo a Secretaria de Turismo local, 75 mil turistas visitam a cidade nesta época somente para assistir às apresentações. Seu ticket médio por dia, durante os 5,7 dias em que permanecem na capital paranaense é de R$ 309,69. No total, movimentam R$ 128 milhões.
Renata Petrovic, diretora de marketing do HSBC, destaca que esta não é, todavia, a principal ação de marketing do banco, assim como também vai além de uma simples apresentação sazonal. “A importância dessa ação é associar esse espetáculo de Natal a um projeto muito maior que é o projeto social e educacional do HSBC, do Instituto HSBC de Solidariedade, comandado pela Claudia Malschitzky”, destaca.
Para Renata, em um caso como esses é preciso tomar cuidado inclusive com a comunicação, para deixar claro que não se trata somente de um espetáculo de Natal, mas de um projeto social grande. “Nesse sentido é que a associação da marca é interessante, quando a gente consegue ampliar o entendimento do projeto”, afirma a executiva.
O público total estimado nas apresentações é de 200 mil pessoas. Este ano, a produção do evento – que também encanta por incluir uma série de efeitos de luz – foi conduzida pela B/Ferraz.
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