O que a compra da Jequiti poderia representar para a Cimed?
Farmacêutica estaria em negociação para comprar a empresa de cosméticos e perfumes do grupo Silvio Santos; ambas não comentam o assunto
O que a compra da Jequiti poderia representar para a Cimed?
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Bárbara Sacchitiello
19 de junho de 2024 - 9h49
Na noite de segunda-feira, 17, o portal F5, da Folha de S.Paulo, noticiou que a farmacêutica Cimed estava em negociações avançadas para comprar parte da Jequiti Cosméticos, pertencente ao grupo Silvio Santos.
No dia seguinte, outros veículos também falaram sobre a negociação. A coluna Pipeline, do Valor Econômico, deu como certa a aproximação entre as duas empresas e disse que a negociação estaria em tratativas finais. Segundo o Valor Econômico, contudo, a evolução das conversas teria culminado na decisão de compra integral da Jequiti, cuja avaliação estaria em torno de R$ 450 milhões.
Oficialmente, nenhuma das partes comentou sobre a negociação. O Grupo Silvio Santos declarou ao Meio & Mensagem, via assessoria de comunicação, apenas que “não comenta rumores do mercado”. A reportagem também tentou contato com a assessoria da Cimed, mas ainda não obteve retorno.
A possível compra da Jequiti colocaria a Cimed em um segmento de mercado que a farmacêutica até então não ocupa: o de cosméticos e perfumes.
Em março deste ano, em convenção realizada para fornecedores, clientes e imprensa, a farmacêutica deixou claro sua pretensão de expandir os negócios. Para o próximo biênio, o CEO da companhia, João Adibe, apresentou um plano estratégico de alcance da meta de R$ 5 bilhões em faturamento nos anos de 2024 e 2025.
Para além dessa projeção, a Cimed pretende atingir a liderança na área de consumer health no País, ultrapassando gigantes como L’Oréal, P&G e Hypera, que é a atual líder.
E, para atingir a ousada meta, Adibe declarou que as aquisições eram um dos caminhos. O executivo disse que a Cimed poderia entrar em uma fase que classificou como “jornada de aquisições” e que, além disso, construiria estratégias para fazer com que as marcas da farmacêutica fossem as mais amadas pelos consumidores.
A possível aquisição da Jequiti, portanto, colocaria a empresa no mercado de venda, algo em que a Cimed ainda não atua. A Jequiti conta com mais de 200 mil consultores cadastrados.
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