Marketing

Os hábitos de consumo das gerações, segundo a mLabs

Pesquisa aponta Google como principal fonte de pesquisa e indica a IA como divisor geracional no País

i 29 de outubro de 2025 - 6h03

mLabs aponta quais são os hábitos de consumo dos brasileiros em relação à pesquisa e redes sociais (Crédito: Ground Picture/Shutterstock)

mLabs aponta quais são os hábitos de consumo dos brasileiros em relação à pesquisa e redes sociais (Crédito: Ground Picture/Shutterstock)

A pesquisa “A Nova Jornada de Compra”, conduzida pela mLabs em parceria com a Conversion, que ouviu 800 entrevistados de todo o Brasil, aponta como as diferentes gerações consomem e se relacionam com as marcas, conteúdo e produtos.

O estudo indicou que, quando se trata de descobrir novos produtos ou marcas, o Google se destaca como a principal ferramenta de busca (76%), seguido pelas redes sociais Instagram (73,3%), YouTube (69%), TikTok (55,4%) e, por último, a TV (49,9%).

Já para buscar as informações sobre produtos, serviços ou marcas já conhecidas, os canais mais utilizados são o Google (78,8%), YouTube (59,5%) se destacam, seguidos por Instagram (51,13%), inteligências artificiais (48,5%) e TikTok (38,75%).

A mLabs aponta, ainda, que o uso de inteligência artificial é um divisor geracional para o futuro do consumo no Brasil. Confira como cada geração consome e utiliza a IA no segmento:

Geração Z (18 a 26 anos):

A Genz é considerada a mais conectada. 87% dos respondentes dessa faixa etária afirmam que descobre produtos, serviços ou marcas no Instagram e 80% no TikTok. Quanto ao uso de IA, 67,2% deles afirmam já usar ferramentas para perguntar sobre vantagens e desvantagens de produtos, atuando como uma forma de consultora.

Millennials (27 a 42 anos):

Essa geração adota um modelo híbrido, com uma descoberta variada. O Instagram é a preferência de 83,5%, seguido por YouTube com 73,5%, e Google com 72%. Para 56% deles a IA é uma ferramenta de pesquisa para tomada de decisão, enquanto 58% desses dizem confiar mais nas ferramentas do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.

Geração X (43 a 58 anos):

Para esse público, o Google (84,5%) também é o principal meio de pesquisa, seguido por YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Neste caso, 47,5% já utilizam inteligência artificial em suas buscas.

Baby Boomers (59+):

Entre os boomers, a presença digital é crescente, mas é uma faixa etária que também mantém o Google como principal ferramenta de pesquisa, com 77,5% do quórum, com o YouTube vem em seguida com 58,5%.

Entre as redes, Instagram (50,5%) e o Facebook (37,5%) aparecem como as utilizadas com mais frequência. Esse público é o recorte que menos utiliza a IA em suas buscas, com 31% da aderência nas buscas. Embora esse dado seja menor baixo, quase 48% dessa geração afirmam usá-la para encontrar o menor preço ou melhor oferta