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Os planos da JCB para o Brasil

Bandeira de pagamentos de origem japonesa estreia nesta sexta-feira, 4, a campanha de lançamento do Cartão Caixa JCB Único


4 de maio de 2018 - 7h24

Cartão Caixa JCB Único é o primeiro produto da empresa no Brasil (crédito: divulgação)

Os brasileiros gastaram R$ 1,36 trilhão em compras com cartões em 2017, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), alta de 12,6% em relação a 2016.

Os cartões de crédito movimentaram R$ 842,6 bilhões, crescimento de 12,4%, enquanto os de débito R$ 508 bilhões (incremento de 12,6%). Já o uso dos pré-pagos avançou 68,8%, atingindo R$ 6,6 bilhões. Os cartões de crédito, débito e pré-pago responderam por 32,6% do consumo das famílias brasileiras em 2017 – o percentual foi de 30% no ano anterior.

Presente em mais de 190 países e com 110 milhões de cartões emitidos, a JCB está de olho no potencial do mercado local e na aderência do público oriental aos seus produtos. O Brasil está sendo a porta de entrada da empresa na América do Sul. Nesta sexta-feira, 4, a bandeira colocar no ar a campanha de lançamento do Cartão Caixa JCB Único, seu primeiro produto para o País. A criação é da Dentsu.

Na entrevista a seguir, Naotaka Yazawa, diretor-presidente da JCB International do Brasil, detalha os planos de expansão da empresa na região, a estratégia de marketing e o processo de lançamento da JCB no Brasil. “Queremos que o portador brasileiro nos veja como uma nova opção de pagamento, além das marcas que ele já está acostumado”.

Naotaka Yazawa, diretor-presidente da JCB International do Brasil (crédito: divulgação)

Meio & MensagemO que motivou a JCB a ingressar no mercado brasileiro e na América do Sul?
Naotaka Yazawa – Mesmo sendo uma bandeira global em expansão, nós não tínhamos nenhum cartão emitido na América Latina. Então, decidimos nos estabelecer na América do Sul e escolhemos o Brasil por ser o maior país da região, em termos de população e potencial econômico. A JCB acredita no potencial do Brasil e nas oportunidades de negócios aqui e nos países vizinhos. O escritório em São Paulo foi aberto em 2012, e já no ano seguinte fechamos o contrato de emissão dos cartões JCB com a Caixa.

M&MPor que a escolha pelo banco como parceiro? Esse acordo prevê exclusividade na emissão dos cartões JCB no Brasil por algum período?
Yazawa – Hoje, a Caixa é o nosso emissor exclusivo, mas é uma tendência natural do mercado que haja a abertura da possibilidade de emitir JCB para outros emissores, inclusive, esse é um ponto que vem sendo observado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil. Então, a curto prazo, nosso foco é incentivar a emissão através da Caixa, mas a médio prazo é bem possível que o mercado veja a bandeira JCB em mais de um emissor.

M&MQuais serão os primeiros produtos lançados em parceria com a Caixa?
Yazawa – Nosso produto de entrada é o Cartão Caixa JCB Único, que é um cartão de crédito com benefícios pensados exclusivamente para o portador brasileiro. Entretanto, como a JCB tem um portfólio com todos os produtos compatíveis com as grandes bandeiras internacionais, pretendemos ir inserindo esses produtos gradativamente no mercado brasileiro, como corporativo, pré-pago, alta renda, etc.

M&MQuais são os principais segmentos de público que a JCB pretende atingir?
Yazawa – Nós queremos o portador brasileiro economicamente ativo, sem especificar o segmento. O Cartão Caixa JCB Único vai ser disponibilizado para correntistas e não-correntistas através de todos os canais da Caixa em nível nacional. Não haverá um fator limitante de renda segmentando o portador do cartão. Teremos um produto com algumas coisas diferentes do que o brasileiro está acostumado a ver. Sabemos que a anuidade é um ponto sensível no Brasil. Decidimos oferecer a isenção da primeira anuidade do titular e do adicional para todos aqueles que solicitarem o cartão nos primeiros seis meses. Outra vantagem que pensamos exclusivamente para o Brasil é que o Cartão Caixa JCB Único possui uma pontuação maior do que os cartões similares no mercado que é, geralmente, 1 ponto para cada US$ 1. Para o nosso produto, a pontuação será de 1,3 ponto para cada US$ 1. Além disso, fechamos muitas parcerias com restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos conhecidos em várias regiões do País e também com o Grubster, que oferecerá condições exclusivas de isenção para os portadores de cartões JCB. E por ser uma bandeira global, a JCB possui diversas salas exclusivas de atendimento ao portador JCB no mundo inteiro chamadas de JCB Plaza (service desk que dá suporte aos clientes em reservas de hotel, passeios turísticos, restaurantes, etc presente em países da Ásia, Europa e nos Estados Unidos), e o portador do Cartão Caixa JCB Único terá acesso a todas elas, assim como às promoções e descontos em lojas e restaurantes internacionais. Poder contar com esse apoio e benefícios da própria bandeira, principalmente quando você está viajando, é algo muito bom que traduz bem a hospitalidade japonesa.

M&MQual será a estratégia de lançamento da marca no Brasil?
Yazawa – A campanha será lançada nesta sexta-feira, 4. Nossa campanha é 100% digital e tem como foco o awareness da marca, com uma mensagem impactante e de fácil entendimento para que o consumidor identifique a JCB. Apesar de ser um lançamento da JCB no Brasil, consideramos este momento como um soft launch de mídia para a marca, com o intuito de despertar a curiosidade do público. Criando uma base do target, vamos analisar a aceitação da marca para projetar futuras campanhas digitais com base nos resultados desta. Contratamos a Dentsu para cuidar da nossa campanha e a Core Group para mídias sociais. A assinatura global da JCB é “Uniquely Yours”. Ela não será traduzida, vamos manter o slogan original.

Banner da campanha 100% digital de lançamento da JCB no Brasil. Criação é da Dentsu (crédito: divulgação)

M&MQuais os objetivos da JCB em termos de emissão de cartões nos próximos anos?
Yazawa – A JCB veio para buscar uma fatia relevante no market share nos próximos anos, mas isso leva algum tempo. A princípio, vamos investir na emissão do Cartão Caixa JCB Único com a Caixa, lançar novos produtos e, futuramente, com outros emissores. Queremos que o portador brasileiro nos veja como uma nova opção de pagamento, além das marcas que ele já está acostumado.

M&MA empresa chega ao mercado brasileiro às vésperas da Copa do Mundo, e Visa e Mastercard, principais concorrentes do setor no Brasil, têm patrocínios relacionados ao torneio (Visa, com a Fifa, e Mastercard, com a CBF). Quais temas a JCB pretende explorar em sua comunicação?
Yazawa – Vamos explorar a confiabilidade e credibilidade do Japão nas comunicações da JCB. Neste momento, estamos focando em tornar a marca conhecida no Brasil para, futuramente, seguir por outros tipos de comunicação.

M&MApós o Brasil, quais serão os próximos destinos da empresa na região?
Yazawa – Toda emissão de cartões necessita de uma etapa preliminar que é a aceitação da marca. No Brasil, preparamos a aceitação dos cartões JCB através da Rede e Cielo como premissa para emitir os cartões com a Caixa. Hoje, já temos aceitação da JCB na Argentina, Uruguai e Peru, e Colômbia e Paraguai estarão prontos em algumas semanas. Com isso, naturalmente surgirão oportunidades de iniciarmos as conversas sobre emissão local nesses países.

M&MQual o investimento da JCB para a entrada no mercado brasileiro?
Yazawa – A JCB não divulga seus investimentos. Apesar do cenário pouco favorável dos últimos anos devido à crise e à instabilidade político-econômica, a JCB manteve os investimentos previstos e todos os projetos avançaram, não apenas o projeto de emissão com a Caixa, mas também os projetos para aumentar a aceitação da JCB nos demais países vizinhos. Hoje, apesar dos sucessivos problemas, o Brasil já demonstra fortes sinais de recuperação econômica, o que fortalece a nossa aposta em emitir cartões JCB aqui e continuar expandindo a operação.

Crédito da imagem do topo: Kenishirotie/iStock

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