Por que a Natura está retomando o “Bem Estar Bem”

Buscar

Por que a Natura está retomando o “Bem Estar Bem”

Buscar
Publicidade

Marketing

Por que a Natura está retomando o “Bem Estar Bem”

Alta procura por produtos relacionados ao bem-estar, após a pandemia, é um dos fatores que fazem a marca reativar na comunicação um ativo que já pertencia a ela fortemente


1 de setembro de 2023 - 17h09

Justificando a iniciativa como resposta a um comportamento das pessoas, após a pandemia, de procurar mais produtos relacionados a bem-estar, a Natura promove uma atualização em sua comunicação, ao mesmo tempo em que resgata o conceito “Bem Estar Bem” (veja um dos filmes ao final da nota).

A vice-presidente global de marketing e inovação da Natura, Tatiana Ponce, acompanhada de Isabela Massola, diretora de marca Natura global apresentou oficialmente nesta sexta-feira, 1º de setembro, a assinatura “E Se” como um convite para que as pessoas reflitam sobre o poder de transformação que têm em mãos com suas escolhas de consumo, além de   associar o bem-estar de cada um ao do planeta como um todo, tendo como pano de fundo a valorização da sociobiodiversidade brasileira.

Dessa forma, os produtos são exibidos na comunicação como porta-vozes e pontes que conectam os consumidores a esse Bem Estar Bem, definido pela companhia como sua razão de ser e que significa “uma relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, mas que busca também a conexão com o outro, com a natureza e com o todo”.

Tatiana Ponce exalta o fato de a Natura já ter nascido com um propósito que, agora é resgatado e atualizado: “Quando falo para as pessoas que meu bônus está ligado à melhora de vida e aumento de renda da consultora, perguntam se é sério. É. E sou muito feliz com isso”.

Com as medidas, a Natura, que foi vanguarda em muitos aspectos, mas viu concorrentes se aproximarem de sua linha de atuação, busca dar um novo salto (inclusive anunciará na próxima semana, atualizações sobre seu plano de sustentabilidade 2030).

Fim da divisão institucional/produto

Em lançamentos e outras iniciativas, insights verdadeiros dos consumidores e conectados a benefícios emocionais e funcionais dos produtos – com a junção de ciência, natureza e bem-estar – serão apresentados e permearão a nova narrativa da marca. Afinal, lembrou a vice-presidente da Natura, para que ela consiga continuar sendo exemplo no mercado é preciso ser viável e bem-sucedida também como negócio e que o consumidor ainda está em um momento, na economia, que cuida muito do próprio dinheiro e busca a melhor relação custo-benefício.

Desta forma, as peças de publicidade, criadas pela Africa e que começaram a ser veiculadas recentemente, trazem em doses iguais a mensagem institucional da marca – cujo ícone está mais presente, em novos grafismos nos comerciais – e informações sobre aquilo que os produtos realmente entregam. “A narrativa traz episódios de uma mesma série. Mostra tudo que faz parte da Natura, que a ela tem muitos produtos e eles têm muitos benefícios, uma forma diferente de trazer a ciência, a ciência da natureza e essa bioinovação. E trazendo os elementos da marca Natura. Todos esses produtos, seja Tododia, Ekos ou nossa perfumaria fazem parte dessa relação harmoniosa, da gente estar bem e do outro estar bem e que esse círculo virtuoso é necessário na sociedade”, explica Isabela.

O movimento já está presente em campanhas de produtos como o Natura Ekos Tukumã, com a mensagem “E se a Amazônia trouxesse a potência do ácido hialurônico para a sua pele?” e no lançamento, em agosto, da linha Tododia Todanoite, voltada a cuidados do corpo para uma melhor qualidade do sono, com o questionamento “E se você não deixasse seu sono para amanhã?”.

A mudança de posicionamento, resgatando valores da marca-mãe, também faz sentido num momento em que a holding Natura & Co volta a se concentrar em sua marca principal, já que vendeu a marca premium de origem australiana Aesop para a L’Oréal, em abril, e está em busca de compradores para a The Body Shop.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Paraa celebrar 30 anos, bebida retorna às prateleiras dos pontos-de-venda de São Paulo e da Bahia, em sua embalagem clássica

  • Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Varejista lança coleção com peças confeccionadas a partir de resíduos têxteis de fábrica própria; projeto é o primeiro do seu Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade