Renúncia ao passado: os planos da WeWork no futuro do trabalho
Empresa de coworkings faz, pela primeira vez, uma campanha voltada à América Latina onde pretende construir um novo modelo de relações dos funcionários com o ambiente corporativo
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Giovana Oréfice
29 de julho de 2022 - 6h01
Europa, América do Sul e do Norte, Ásia, África e Oceania. Continentes tão distintos entre si contam com diferenças culturais bastante significativas, mas há uma semelhança que as une, sobretudo em um cenário pós-pandemia: todos já abraçam as características do futuro do trabalho.
Modelo híbrido e digitalização são só alguns dos pontos que compõem o novo paradigma da maneira com as quais colaboradores encaram a relação com empresas ou mesmo com seus trabalhos autônomos em todo o mundo.
Com mais de 700 unidades espalhadas pelo globo, a WeWork realizou uma pesquisa em parceria com a HSM – “Redefinindo modelos de trabalho na América Latina” – que revelou que 81% dos entrevistados preferem trabalho híbrido, com mais da metade apontando maior produtividade na adoção do modelo.
“A pandemia foi de fato um acelerador para as mudanças dos modelos de trabalho. Percebemos através dos nossos membros e colaboradores que o mundo renunciou ao modelo do trabalho do passado e as pessoas hoje buscam ter flexibilidade”, aponta Guilherme Trementocio, CMO da WeWork na América Latina. O executivo assumiu o posto na empresa em novembro do ano passado.
Pela primeira vez a WeWork terá uma campanha publicitária voltada especificamente ao mercado latino-americano. Antes da joint venture com o Soft Bank, consolidada em 2021, as ações de marketing eram feitas globalmente e, depois, traduzidas para cada país. Com a assinatura “Renunciamos ao trabalho do passado”, a campanha digital já é veiculada no Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, Argentina, Peru e México e conta com um manifesto que convida empresas e colaboradores a abrirem mão do trabalho do passado, no modelo em que é obrigatório estar presente no escritório, em horário comercial.
Entre as propostas da ação estão a renúncia à obrigatoriedade de comparecer todos os dias no escritório, perder horas de deslocamento no trânsito, trabalho em baias e cumprimento de horários, por exemplo. De acordo com o executivo, o principal ponto da estratégia de marketing Latam é o desenvolvimento de campanhas institucionais ligadas ao produto e ao posicionamento da empresa em si. Mas também há a possibilidade de ter campanhas temáticas, com uma narrativa mais focada na mensagem.
“A ideia é que cada vez mais a gente tenha algo da marca alinhado aos guides globais, mas que gerem mais identificação com cada mercado e cultura de cada país”, comenta. “Se não estivermos abertos a construir esses novos modelos, nós não estaremos crescendo ou acompanhando o mercado e a WeWork vem muito como parceira nessas construções de modelos específicos para cada cliente”, acrescenta o CMO. Trementocio sinaliza que a comunicação é valiosa para que o mercado tenha ciência sobre os posicionamentos da WeWork. Mais de 60% dos clientes atuais da companhia, hoje, são grandes empresas. A Creditas, por exemplo, é um cliente que ocupa um prédio inteiro do coworking.
A WeWork também tem a ambição de incentivar a mudança e rejuvenescimento da cultura daquelas empresas que têm uma postura mais tradicional. Mesmo que o público-alvo da companhia sejam empresas, a companhia atende também profissionais autônomos e individuais. No Brasil, 80% dos espaços de coworking já estão ocupados.
Uma das apostas da companhia para ampliar o público é o All Access, plano de assinatura B2B que permite que os colaboradores das companhias parceiras possam visitar todos os escritórios da WeWork no mundo e reservar salas de reunião. Há também planos para aqueles que querem ir menos dias aos espaços, consolidando assim a estratégia de personalização da empresa. A WeWork estuda ambientar salas para podcasts e captação de vídeos.
“O futuro já chegou. Ele está aqui. O mundo já renunciou aos modelos de trabalho do passado. Cada vez mais, com dados, poderemos customizar as ações. As empresas querem espaços que sejam utilizados e a WeWork, além de um coworking, também atende tamanhos e empresas de diversos segmentos”, declara o CMO.
Confira abaixo o vídeo-manifesto da campanha:
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