Rio 2016 apresenta seus mascotes
Birdo Produções, de São Paulo, é a empresa responsável pelos personagens inspirados na fauna e na flora brasileira
Birdo Produções, de São Paulo, é a empresa responsável pelos personagens inspirados na fauna e na flora brasileira
Teresa Levin
24 de novembro de 2014 - 8h59
Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. Os personagens, que são uma espécie de embaixadores dos Jogos, foram apresentados no último domingo, 23, durante o programa Fantástico, da TV Globo, emissora oficial do evento. Eles têm o papel de disseminar as mensagens do Jogos e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.
A Birdo Produções, agência de São Paulo, foi a vencedora da concorrência promovida pelo Comitê Organizador dos Jogos para a escolha da empresa nacional que ficaria a frente da criação dos mascotes. Ela foi a vitoriosa de uma disputa que contou com outras 24 concorrentes e ganhou um prêmio de R$ 50 mil para o desenvolvimento do trabalho. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi. Além da Birdo, foram finalistas Cinema Animadores, Labareda Design, Loucomov Animação e Computação Gráfica e Marcella Tamayo dos Santos.
Criação e concurso
A criação dos mascotes remete a escolha do Rio como sede dos jogos no dia 2 de outubro de 2009. Segundo o Comitê, nesta data, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os personagens. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País enquanto o Paralímpico é uma mistura da flora brasileira. Os dois personagens ainda não tem nome e o Comitê Organizador dos Jogos irá promover um concurso para esta definição.
Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico, respectivamente. São eles Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação acontece no site da Rio 2016 e também através do Twitter (@Rio2016).
“Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Os mascotes Rio 2016 terão site próprio e perfil nas redes sociais.
Cerimônia de abertura
Os nomes dos profissionais que ficarão a frente das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram divulgados no último sábado, 22, na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no Globo. Daniela Thomas, Fernando Meirelles e Andrucha Waddington vão dirigir a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 enquanto Fred Gelli, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz assinarão a das Paralimpíadas. Quem está a frente dos dois eventos é a Cerimônias Cariocas 2016, consórcio formado pela brasileira SRCOM e a italiana Film Master Group.
Confira abaixo o vídeo de apresentação dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016:
Compartilhe
Veja também
O Boticário abre loja onde clientes trocam embalagens vazias por brindes
Ação será realizada entre os dias 23 a 25, na loja conceito de Pinheiros, em São Paulo; vale embalagens de cosméticos de beleza de qualquer marca
Budweiser lança embalagens temáticas da Copa do Mundo de Clubes
Patrocinadora oficial da competição trará identidade visual inspirada nos elementos do torneio para as versões Bud regular e Bud zero