Roblox e Sony Music unem artistas ao metaverso
Empresas visam novas fontes de receitas e conquistar mais fãs
Com a presença cada vez maior da música em plataformas sociais e de games, a Sony Music e o Roblox firmaram uma parceria para criar inovações na integração entre o universo musical e de gaming e novas oportunidades comercial, gerando fontes de receitas aos artistas da gravadora e aproximando-os de outros públicos. O Roblox é um ambiente virtual imersivo em que os usuários podem criar avatares e interagir com outros participantes online.

(Crédito: Divulgação/Roblox)
Em novembro de 2020, o músico Lil Nas X, da Columbia Records, lançou seu novo single, Holiday, com um show realizado na plataforma social Roblox. A apresentação foi acessada 36 milhões de vezes e vendeu peças de merchandising. Em maio, a cantora Zara Larsson, da Universal Music, também realizou uma festa de lançamento do single Morning.
No primeiro trimestre de 2021, o Roblox indicou que tem 42 milhões de usuários ativos diariamente, um aumento de 79% em um ano, enquanto sua receita aumentou 140%, chegando a US$ 387 milhões. O prejuízo líquido da empresa quase dobrou para US$ 136 milhões.
Apesar da ligação cada vez mais íntima com o mercado musical, em junho o Roblox foi processado por um grupo de publishers incluindo as gravadoras Universal Music, Big Machine Records e outros, por transmitir músicas sem permissão de artistas e sem pagar por direitos autorais.
**Crédito da imagem no topo: Neonbrand/Unsplash