Sanrio, da Hello Kitty: foco no japonismo no Brasil
Influência nipônica é uma das estratégias da licenciadora para ações de branding e ampliação dos negócios
Sanrio, da Hello Kitty: foco no japonismo no Brasil
BuscarSanrio, da Hello Kitty: foco no japonismo no Brasil
BuscarInfluência nipônica é uma das estratégias da licenciadora para ações de branding e ampliação dos negócios
Neste sábado,18, é comemorado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, que completa 114 anos da relação nipo-brasileira. Estima-se que, atualmente, residam cerca de 1,6 milhão de nikkeis – descendentes de japoneses não nascidos no Japão – no País. Esse movimento da imigração influenciou os mais variados nichos da cultura local brasileira, como religião, culinária, música, literatura e cinematografia.
A influência nipônica no Brasil é uma das estratégias da licenciadora japonesa Sanrio, criadora da Hello Kitty & Amigos, para as ações de branding e ampliação dos negócios. Exemplo disso é o restaurante Eat Asia + Hello Kitty, localizado no tradicional bairro japonês da cidade de São Paulo, a Liberdade. “Por ser ícone da cultura pop japonesa, a aplicação da personagem, tanto em produtos quanto em experiências, remete ao contexto cultural nipônico”, diz Monica Joseph, gerente comercial e marketing da Sanrio no Brasil, em nota. O japonismo também está presente na recém-inaugurada sala de karaokê inspirada ma série animada Aggretsuko, no restaurante Katon, da Piticas, que conta com a personagem Retsuko como atração central.
Sanrio pretende ir além da Hello Kitty
Licenciamento
No ano passado, a Sanrio cresceu 39% e vendeu mais de 9 milhões de itens. Além disso, o número de novos licenciados pela companhia teve alta de 50%. “Tivemos grande procura para desenvolvimento de games e do mercado pet, além de novos parceiros de diferentes atuações no segmento da moda”, reforçou a gerente.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros