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Shell traça estratégias para os próximos dez anos
Na Convenção Shell 2024, marca anuncia expansão de ações sustentáveis, parcerias com Senna Brands e patrocínios a eventos culturais
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Renan Honorato
9 de maio de 2024 - 7h33
Na Bahia, acontece a Convenção Shell 2024, evento que tem como função mostrar as estratégias da marca para os próximos dez anos. Segundo Ricardo Berni, diretor de marketing da Raízen, empresa controladora das operações no Brasil, a cada década, a Shell reavalia as estratégias e traça novos parâmetros. Para este ano, a integração de serviços, a transição energética e a rotina da mobilidade urbana são três aspectos prioritários para a empresa.
No que diz respeito aos lançamentos para 2024, a marca está trazendo ao mercado o Shell Box Clube, com integrações no ecossistema de benefícios Stix. Com isso, a marca trocará pontos na plataforma que contempla empresas como Pão de Açúcar e RD Saúde. Para Berni, a entrada da Shell forma o tripé do varejo de alta frequência: alimentação, saúde & bem-estar e combustível. A campanha criada pela Euphoria Creative tem Fábio Porchat e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt como protagonistas. O filme estreará nas próximas semanas na TV Globo, com desdobramentos para as redes sociais e OOH.
Além disso, a Raízen estreitou a parceria com a Live Nation Entertainment, responsável pela turnê do cantor Bruno Mars no Brasil. A marca ainda pretende patrocinar outras 45 iniciativas culturais e de entretenimento, como o Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo. Essas iniciativas fazem parte das estratégias de brand moments, que mesclam os valores da marca e experiências.
Falando em Fórmula 1, a Shell assinou uma parceria com a Senna Brands para o lançamento do Shell V-Power Etanol. Segundo Berni, a imagem de Ayrton Senna como um esportistas brasileiro de alta performance contribui para propagar os atributos do biocombustível como alternativa nacional , com qualidade. Além disso, a Shell também patrocinou o Ayrton Senna Racing Day, maratona de revezamento que acontece desde 2004 em Interlagos.
No caminho para a transição energética, a Shell pretende fazer o rebranding de seus oito mil postos de gasolina distribuídos pelo País. Com isso, a marca está reciclando os excedentes do produção do etanol, sobretudo o bagaço de cana-de-açúcar, para criar luminárias, estofados e outros itens de mobiliário das lojas de conveniência, além de utilizar o material nas “testeiras” dos postos (a cobertura sob a qual ficam as bombas de combustível em si). Desse modo, a expectativa para 2024 é que sejam reformados 400 postos e outros 300 sejam construídos até 2025.
Para além da sustentabilidade e das ativações, a Shell quer se posicionar como um hub de serviços. Nesse sentido, uma das ações é o relançamento do Clube Irmão Caminhoneiro e outra é o mencionado Shell Box Clube integrado à Stix.
Outra frente de atuação que deve ser trabalhada na comunicação é a expansão da malha energética dos postos de recarga. Atualmente, são 70 estações Shell Recharge para veículos elétricos. Contudo, ainda este ano, a meta é que sejam implementados outros mil carregadores pelo País, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
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