Sonda compra lojas Sim e Economax
Varejista prevê a abertura de dez unidades em 2012, com ênfase para a bandeira Cobal
Varejista prevê a abertura de dez unidades em 2012, com ênfase para a bandeira Cobal
Janaina Langsdorff
20 de janeiro de 2012 - 9h20
Num mercado dominado por franceses (Grupo Pão de Açúcar/Casino e Carrefour) e americanos (Walmart), a varejista brasileira Sonda, presidida pelo empresário José Barral, expande a sua operação com a compra de lojas das redes Economax, do grupo Ricoy, e Sim Supermercados (antiga rede Simonica). De acordo com informações publicadas na edição dessa sexta-feira, 20, pelo jornal valor Econômico, deste total, quatro vão operar com a bandeira Cobal, supermercado do grupo Sonda direcionado para as classes C e D.
O valor dos negócios não foi informado, mas deve compor o aporte que ainda prevê a abertura de outras dez unidades em 2012, com ênfase para a bandeira Cobal, que foi adquirida em 2008 e hoje possui três lojas. Fundada pela família Sonda, em 1974, na cidade de Erechim (RS), a varejista mudou-se para São Paulo em 1970, abrindo um pequeno comércio atacadista no bairro do Brás. Hoje, possui 21 lojas distribuídas entre a capital, região metropolitana e ABC paulistas.
Revisão de despesas e custos fixos, manutenção de investimentos na área de marketing e reestruturação do organograma, que ainda prevê a contratação de novos comandos para as áreas comercial e operacional, concentraram o trabalho liderado no último ano por Barral, que passou a conduzir os negócios do Sonda em 2010, após passagem por outro varejo, o Assaí. Em 2011, a rede faturou R$ 1,8 bilhões, acréscimo de 16,5% ante 2010. A previsão para 2012 é de uma expansão de 12% nas vendas brutas, índice inferior ao registrado em 2011 devido à base alta de comparação anterior.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros