Sony vai às nuvens com PlayStation 4
Novo game da múlti japonesa funcionará em nuvem, será totalmente social e foi projetado para reconhecer o jogador
Novo game da múlti japonesa funcionará em nuvem, será totalmente social e foi projetado para reconhecer o jogador
Meio & Mensagem
21 de fevereiro de 2013 - 9h46
O PlayStation, marca da japonesa Sony que revolucionou o mercado de games eletrônicos desde a estreia da sua versão original, em 1994, chega à quarta geração com dispositivos móveis e jogos que poderão ser reproduzidos em nuvem, permitindo que os usuários não só joguem on-line e em tempo real, como também testem os jogos antes de comprá-los, além de receber instruções sem a necessidade de baixar algum arquivo, comprar títulos ou inserir CDs em consoles e computadores.
Viabilizado pela Gaikai, empresa comprada pela Sony por US$ 380 milhões em 2012, o serviço de ‘streaming’ permitirá ainda que o usuário possa conversar com amigos, acessar games antigos, jogos gravados ou ao vivo, criando uma rede social própria disponível inclusive em smartphones e tablets. O PS4 disponibilizará também uma plataforma de entretenimento, com música e vídeos, além de filmes, numa parceria em negociação com a locadora on-line Netflix. Um novo controle, chamado DualShock 4, equipado com botão "compartilhar", além de uma área sensível ao toque e uma barra de luz – para que o console possa rastrear a posição dos jogadores – também estão entre as novidades do PS4.
Apesar de ter sido lançado oficialmente nesta quarta-feira 19, em Nova York, em evento intitulado "PlayStation: a evolução. Seja o primeiro a conhecê-lo", o novo PS4, bem como o seu preço, não foram revelados. O início das vendas também foi mantido em segredo, mas a previsão é que as primeiras unidades cheguem ao varejo norte-americano às vésperas do Natal deste ano. A expectativa é que o aparelho tenha dimensões similares às de um PC. Com 8 Gbytes de memória, processador X86, chip gráfico de oito núcleos (8-core), tela de toque e uma câmera 3D, o novo game da Sony foi projetado para ser totalmente social e reconhecer o jogador, prometendo até prever as suas intenções de compra.
A interatividade do PS4, precedido pelo PS3, que soma vendas de 77 milhões de unidades desde seu lançamento em 2006, acirra a disputa do mercado de consoles de videogames com o rival Wii U, nova versão do Wii, da japonesa Nintendo, pioneiro entre os games que funcionam conforme o movimento do jogador e que vendeu cem milhões de unidades desde 2006, segundo a consultoria IDC. A Microsoft também se liga nesta competição com a marca Xbox 360, que vendeu 76 milhões de exemplares desde 2005.
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