Marketing

Suvinil evolui posicionamento ao lançar a Cor do Ano de 2026

Suvinil atualiza sua comunicação de marca para algo mais emocional e menos funcional

i 24 de outubro de 2025 - 6h00

Suvinil

Tempestade e Cipó da Amazônia são as cores do ano de 2026 pela Suvinil (Crédito: Divulgação)

Líder do mercado de tintas decorativas no Brasil, com 35% de marketshare, e Folha Top of Mind em tindas de parede, a Suvinil evolui seu posicionamento de marca para “Suvinil Muda Tudo”, que traduz a sua visão de que cor não apenas transforma paredes, mas também influencia comportamento, bem-estar e cultura.

O diretor de marketing da companhia, Renato Firmiano, explica que, por anos, a Suvinil trabalhou a facilidade como atributo de marca, se colocando como uma auxiliadora na jornada de pintura. “Trabalhamos nesses últimos anos falando que a pintura poderia ser um processo mais fácil, que poderíamos ajudar nesse processo”.

Agora, a marca se encontra em um novo momento. “Queríamos sair desse atributo que vínhamos trabalhando, que era mais funcional, facilitar essa jornada, para algo mais emocional, que conectasse todo o ecossistema”, revela o diretor.

Ao invés de apostar em uma grande campanha de lançamento, a estratégia adotada pela Suvinil foi “fazer antes de falar”, realizando ações em ponto de venda com vendedores e pintores. Dessa forma, no final do mês passado, a marca começou a ativar o posicionamento por meio de uma campanha de relacionamento com pintores e vendedores, chamada “Jogar Junto Muda Tudo”.

Na quinta-feira, 23, a Suvinil estreou outra etapa desse seu novo momento, começando uma conexão massiva com o consumidor final, ao revelar a Cor do Ano de 2026 em um evento para o mercado. “Há 14 anos, fazemos um estudo de tendências que, obviamente, olha para comportamentos, para as relações, para o que está acontecendo no mundo. E traduzimos essas tendências em paleta de cores e em uma cor do ano especificamente”, explica Firmiano.

Cores do Ano de 2026

Neste ano, o estudo chegou a “duas” cores do ano que representam a dualidade do mundo contemporâneo: a Tempestade e o Cipó da Amazônia. A Tempestade é um rosa acinzentado que representa um convite para voltar ao “eu”, introspecção. Já o Cipó da Amazônia é um verde mais amarelado, mais vibrante, que simboliza uma conexão com o coletivo.

“Essa dualidade que queremos trazer na Cor do Ano de 2026. Vamos viver dualidades, o mundo é isso, tem polarização, não adianta acreditarmos que vai ser um caminho linear, mas como a cor trabalha com isso”, argumenta.

Firmiano conta que os planos da Suvinil para 2026 incluem mostrar que a marca vai além da pintura, conectando com pessoas que não estejam pensando em pintar à essa atividade, por meio do poder transformador das cores. “Estaremos mais conectados com outras marcas dentro desse universo de cor, seja na decoração, na arquitetura. Tem alguns movimentos também que trabalhamos dentro do urbano. Já temos algumas ações nesse sentido e o ano que vem vamos potencializar ainda mais”, adianta.