Tag Heuer traz Maya Gabeira para o time
Surfista passa a compor o rol de atletas “amigos da marca” e fala sobre as dificuldades do esporte, dentro e fora do mar
Surfista passa a compor o rol de atletas “amigos da marca” e fala sobre as dificuldades do esporte, dentro e fora do mar
Roseani Rocha
13 de março de 2017 - 16h52
Nesta terça-feira, 14, a grife de relógios Tag Heuer anuncia a surfista Maya Gabeira, especializada em ondas gigantes, como a nova atleta “amiga da marca”. Ela é a primeira mulher brasileira a fechar esse tipo de contrato com a Tag Heuer. Na campanha inaugural para a grife de relógios esportivos, fotografada nas praias do Rio de Janeiro, onde ela começou a praticar o esporte aos 13 anos, Maya usa o modelo TAG Heuer Aquaracer Lady Quartz 2017, resistente a 300 metros de profundidade, logo, perfeito para utilização em esportes aquáticos. Na entrevista a seguir, ela comenta os desafios que as atletas enfrentam em relação a conquistar patrocínio e conta que em setembro deste ano pretende pegar a “onda dos sonhos”, em Nazaré (Portugal), e colocar seu nome no Guiness Book. Para quem não lembra, Nazaré foi onde ela sofreu um grave acidente em 2013. Essa obstinação certamente encantou a marca, assim como o desempenho e dedicação da atleta ao esporte: ela já ganhou cinco vezes o Billabong XXL, um dos maiores prêmios do mundo em ondas gigantes.
Meio & Mensagem – Como se deu essa aproximação entre você e a TAG Heuer? Qual era seu grau de intimidade com a marca até então?
Maya Gabeira – Eu sempre amei a marca. Amo os relógios da TAG Heuer e sou fã dos atletas que os representam. Além disso, a TAG Heuer está dentro do meu esporte, patrocinam o prêmio mundial de ondas grandes. Eu já ganhei cinco vezes esse prêmio.
M&M – A TAG Heuer te anuncia como primeira mulher brasileira “amiga da marca”. O que é exatamente isso? Como você contribuirá com as estratégias de comunicação e marketing da marca?
Maya – Usarei os relógios e eles estarão na minha prancha, descendo as maiores ondas do mundo. É uma marca que tem como lema #DontCrackUnderPressure. E isso é algo que eu vivo intensamente no meu dia a dia.
M&M – Recebemos a informação de que é a sua primeira parceria com uma marca de luxo. Há alguma diferença significativa entre as diretrizes de contrato entre esta e as demais marcas com as quais você trabalha ou tenha trabalhado?
Maya – Acredito que todas as marcas carregam suas particularidades. No caso da TAG, estou muito honrada em fazer parte dessa parceria. Um relógio TAG Heuer é um item de desejo para muitas pessoas, inclusive para mim! Tanto por ser uma peça de luxo, como por ter tanta aderência com os esportes, inclusive o surf. A TAG é uma marca que eu admiro por apoiar atletas que são fontes de inspiração para mim.
M&M – Você atua numa categoria de surfistas que enfrentam ondas gigantes, algo onde os homens predominam. Além da própria dificuldade do esporte em si, enfrentou alguma por ser uma mulher disposta a encarar esse nível de desafio?
Maya – Sim, naturalmente existe um preconceito. Fui aprendendo a lidar com isso. Com o tempo eu fui conquistando meu espaço e ficando mais segura em relação a qualquer adversidade. Por isso, acredito muito no lema da TAG: #DontCrackUnderPressure
M&M – De maneira geral, como você enxerga a questão das mulheres esportistas em relação ao apoio que elas recebem (ou não) de empresas?
Maya – Infelizmente, o apoio às atletas femininas é baseado em performance e beleza. É muito difícil o apoio de uma atleta feminina, se ela não vender uma beleza e fotografar bem. O patrocínio é ainda menos focado na performance.
M&M – A visibilidade que os meninos brasileiros, em especial Gabriel Medina, tiveram no surf mundial recentemente acaba ajudando aos praticantes do esporte como um todo, inclusive as mulheres? Ou não necessariamente?
Maya – Sim, o esporte cresce como um todo. Acho que a divulgação do esporte é sempre bem-vinda. Tudo isso só ajuda a crescer a indústria e o número de praticantes.
M&M – O quanto você se envolve, em geral, com as questões de marketing, desde conseguir patrocinadores até ser eventualmente protagonista de ações das marcas? É mais difícil surfar ondas gigantes ou lidar com essa outra parte do trabalho?
Maya – Me envolvo até certo ponto. Quem está à frente de tudo mesmo é minha mãe. Durante a temporada de ondas grandes, ela tenta me poupar de questões de marketing e patrocínio. Assim, eu me concentro melhor no meu trabalho.
M&M – Ter apoio de uma marca cujo slogan é “#DontCrackUnderPressure” te motiva de modo especial a partir de agora?
Maya – Esse slogan é minha vida! (risos). Não podemos duvidar no momento de performar. Estou em um esporte de alto risco. Então, esse lema é a base do sucesso!
M&M – Quais suas expectativas para 2017? Como está sua agenda de desafios?
Maya – Tenho um projeto em junho que ainda não posso divulgar, mas será bem bacana! E em setembro volto o foco total para pegar a onda que eu sonho em colocar no Guiness como a maior onda já surfada por uma mulher no mundo (em Nazaré).
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