Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas
Tracking das Favelas, da Nós — Inteligência e Inovação Social, aponta que 43% das comunidades têm sinal ruim ou instável; Vivo e Claro alternam liderança nos indicadores do levantamento
Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas
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BuscarTracking das Favelas, da Nós — Inteligência e Inovação Social, aponta que 43% das comunidades têm sinal ruim ou instável; Vivo e Claro alternam liderança nos indicadores do levantamento
Fernando Murad
28 de maio de 2025 - 6h02
Nas favelas, 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês, indica estudo (crédito: Shutterstock)
Principal meio de conexão nas favelas brasileiras, o celular é um equipamento multitarefa: é utilizado como banco, televisão, escola, negócio e ponto de contato social. Mas a qualidade do sinal é um gargalo: 43% das favelas têm conexão ruim ou instável. Além disso, a banda larga fixa é rara e os planos móveis são limitados e 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês.
Nesse contexto, a Nós — Inteligência e Inovação Social apresenta a edição de telefonia do Tracking das Favelas, publicado mensalmente com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinantes do Meio & Mensagem têm acesso ao estudo completo aqui.
Claro, TIM e Vivo são as marcas mais estabelecidas da categoria, enquanto Oi indica leve distanciamento, mas, assim como as líderes, apresenta estabilidade nos seus índices de lembrança de marca. Claro, TIM e Vivo também são as líderes em termos de compra.
Já a preferência de marca no setor dos consumidores nas favelas é liderada por Claro e Vivo, com disputa acirrada, enquanto a TIM registra crescimento e está reduzindo a distância em relação às primeiras colocadas. Em termos de intenção de compra, Claro e Vivo disputam a liderança com 38,6%. TIM se mantém estável, em torno de 33%.
O levantamento avalia, ainda, os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas. Veja, abaixo, o desempenho das principais marcas de telefonia nos dez atributos mensurados pelo Tracking das Favelas.
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem qualidade | Eu Adimiro | É Transparente |
Claro | 43,5% | 45,8% | 46,0% | 44,0 | 45,5 |
Fluke | 1,4% | 1,4% | 1,3% | 1,3% | 1,6% |
Oi | 13,6% | 18,5% | 14,2% | 14,5% | 15,2% |
TIM | 39,3% | 45,9% | 42,2% | 40,5% | 39,8% |
Vivo | 48,1% | 50,5% | 52,1% | 48,8% | 47,9% |
Resposta | E para todos | É facil de encontrar | É sustentavel | Facilita minha Vida | Me Identifico |
Claro | 51,9% | 54,5% | 49,6% | 44,7% | 42,6% |
Fluke | 1,3% | 1,1% | 1,3% | 0,9% | 1,1% |
Oi | 26,2% | 23,1% | 21,7% | 12,9% | 11,8% |
TIM | 48,7% | 50,6% | 47,0% | 36,7% | 36,8% |
Vivo | 54,0% | 54,0% | 54,2% | 45,1% | 45,5% |
Fonte: Tracking das Favelas, Nós — Inteligência e Inovação Social
Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.
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