Vendas do varejo mundial crescem
Resultado é positivo, mas não espanta o receio dos varejistas com a desaceleração da economia global
Resultado é positivo, mas não espanta o receio dos varejistas com a desaceleração da economia global
Janaina Langsdorff
16 de janeiro de 2012 - 9h20
As vendas dos 250 principais varejos do mundo aumentaram de 1,2% no exercício fiscal de 2009 para 5% no mesmo período de 2010, encerrado em junho de 2011. O lucro líquido também registrou alta, passando de 3,1% em 2009 para 3,8% em 2010. Divulgado pelo relatório Potências Mundiais de Varejo em 2012, elaborado pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL) em parceria com a STORES Media, o resultado é positivo, mas não é suficiente para tranquilizar os empresários do setor.
O receio vem é com a depreciação da economia global, especialmente no segundo semestre de 2011. De acordo com o Dr. Ira Kalish, diretor de negócios de consumo da Deloitte Research, o setor continuará crescendo em 2012, só que num ritmo menor do que o verificado em 2011. “A crise da zona do euro continua a esgotar o investidor e a confiança do consumidor, enquanto que o crescimento dos EUA no ano que vem não deve reduzir substancialmente o desemprego”, pontua ele. Em compensação, ele lembra que a queda dos preços das commodities, provocada por esse cenário de crise, pode melhorar os custos e as margens de lucro em algumas economias.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros