Walgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos
O CMO Patrick McLean conta que serão centenas de clínicas “in-store” nos EUA nos próximos cinco anos; rede pode ser exemplo ao mercado brasileiro
Walgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos
BuscarWalgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos
BuscarO CMO Patrick McLean conta que serão centenas de clínicas “in-store” nos EUA nos próximos cinco anos; rede pode ser exemplo ao mercado brasileiro
Roseani Rocha
9 de julho de 2020 - 6h00
Nesta quarta-feira, 8, o AdAge publicou a notícia de que a rede de farmácias americana Walgreens, uma das maiores daquele país, entrará no mercado de cuidados básicos em saúde. A informação foi dada por Patrick McLean, CMO da companhia, durante um evento online promovido pelo AdAge.
O Walgreens quer se tornar a primeira grande rede de farmácias dos EUA a oferecer cuidados médicos primários, uma vez que planeja abrir centenas de clínicas médicas em lojas já existentes, como consequência da ampliação de uma parceria com a VillageMD.
A iniciativa se segue a um período de testes, em menor escala, realizados em 2019, no Texas; a marca de farmácias de Illinois, inaugurará entre 500 e 700 clínicas “Village Medical at Walgreens” nos próximos cinco anos. O plano inclui levar o projeto a 30 mercados dentro dos EUA.
“As pessoas terão acesso a cuidados básicos e à experiência Walgreens no mesmo formato. Descobrimos que há essa grande necessidade do cliente de ter um serviço completo ou essa experiência de saúde integrada”, afirmou o vice-presidente sênior e chief marketing officer Patrick McLean durante o AdAge Next: Varejo, evento virtual realizado na quarta.
Sobre o projeto piloto, ele afirmou que foi alta a demanda pela combinação farmácia-médico e que a marca Walgreens ressoa bem nesse nicho junto aos consumidores graças à expertise que os farmacêuticos já oferecem. “De muitas maneiras, os farmacêuticos veem os pacientes com mais frequência e têm um cenário completo da saúde do cliente e suas necessidades de bem-estar”, acrescentou, destacando a conveniência do modelo de saúde “one stop”.
Mais da metade das novas unidades Village Medical at Walgreens será aberta em áreas que o Departamento Americano de Saúde e Serviços Humanos considera desassistidos.
De muitas maneiras, o mercado americano de farmácias tem sido inspiração para as redes locais. Todas, mais recentemente, por exemplo, passaram a ampliar o portfólio de produtos vendidos, incluindo mais intensamente itens de beleza e até de alimentação, em anos mais recentes. Flexibilizações dos órgãos reguladores locais têm permitido que as farmácias voltem a aplicar alguns tipos de injeções e, neste momento de pandemia, muitas têm oferecido testes rápidos contra Covid-19.
Daí a oferecerem um serviço como o que a Walgreens inaugura, de médico e farmácia no mesmo local, deve levar tempo e muitas discussões, inclusive porque surgiram e ganharam força no mercado brasileiro as clínicas ao estilo Dr. Consulta, que têm atendido a população com mais pressa ou menos recursos para pagar planos de saúde.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros