Assinar

X Games é palco para o New Fiesta

Buscar
Publicidade
Marketing

X Games é palco para o New Fiesta

Ford, Red Bull, GoPro e Oakley fazem ações de ativação de marca e relacionamento com público jovem durante evento esportivo em Foz do Iguaçu


22 de abril de 2013 - 8h10

Os maiores atletas de esportes de ação do mundo inseridos nas belezas naturais de Foz do Iguaçu, no Paraná, compõe o cenário ideal para as marcas investirem em ações de ativação e relacionamento com o público jovem. A Ford, patrocinadora global do X Games, aproveitou o evento no Brasil, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, para apresentar o New Fiesta para a imprensa especializada.

O carro global da companhia norte-americana chega às concessionárias em maio com a missão de conquistar a liderança de mercado no segmento de compactos com motor acima de 1.0 litro. Os principais concorrentes são VW Fox, Chevrolet Ônix e Hyundai HB20. Os preços do lançamento vão de R$ 38.990 a R$ 54.990.

A ação no X Games faz parte da estratégia de pré-lançamento global do veículo, já que o modelo só chega ao mercado norte-americano nos próximos dois meses, depois de ter sido lançado na Europa no começo do ano. A presença no evento esportivo em Foz do Iguaçu visa reposicionar a Ford como uma marca jovem. “Em maio, vamos ter algumas ações digitais geradas pelo conteúdo do X Games e em junho lançamos a campanha em TV aberta. O maior investimento publicitário da Ford este ano é para o New Fiesta hatch, sendo que mais de 20% do total vão para o digital”, destaca Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford Brasil. A campanha de lançamento foi desenvolvida pela JWT na Argentina.

Além da apresentação do carro para a imprensa, a Ford participou do Campeonato Global RallyCross com os pilotos Ken Block, astro da série de vídeos Gymkhana, sucesso na internet; Tanner Foust, campeão da categoria em 2012; e Brian Deegan, medalha de ouro nos X Games 2011. “Ken Block tem milhões de views no YouTube, em vídeos de 9 ou 10 minutos, pilotando um New Fiesta. Isto aumenta muito a visibilidade da marca e a conexão com o consumidor”, explicou Mark Kaufman, diretor de marketing da Ford para América do Sul.

Ken Block ficou famoso no mundo inteiro com a série Gymkhana, onde faz manobras radicais pilotando um New Fiesta com preparação especial para “drifting”, técnica em que o carro faz as curvas de lado, derrapando os pneus.

Para o público do X Games, a Ford criou um espaço exclusivo New Fiesta Park, montado na área de convivência. No local, fizeram sessões de autógrafos com o piloto Ken Block e o skatista brasileiro tricampeão mundial na categoria Bowl Pedro Barros, também patrocinado pela montadora. DJs, bandas e brindes também foram oferecidos aos participantes, além da  customização de skates.

Marcas radicais

Reconhecida pelas ações ligadas a esportes radicais e patrocinadora global do evento, a Red Bull montou um estande de três andares no X Games, com apresentação de DJs e vídeos com conteúdo da marca, além de um carro estilizado que virava mesa de som. A GoPro, também com patrocínio global, fez ativações com atletas patrocinados pela marca, sessões de autógrafos e saltos com paraquedistas que usaram equipamentos que exibiam a marca.

A Oakley participou com o Rolling O Truck, uma carreta que substituiu o estande tradicional, com espaço para cinema 3D, com filme e óculos exclusivos, um laboratório de testes de resistência e qualidade óptica das lentes, além de museu e lounge. A marca foi representada por 11 atletas, entre eles os skatistas brasileiros Bob Burnquist e Rony Gomes. A marca também foi patrocinadora oficial do Real Surf, prova incorporada à competição neste ano e que reuniu vídeos enviados por alguns dos melhores surfistas do mundo.

“O X Games não é só um evento esportivo. Ele representa um estilo de vida. Na próxima edição, iremos abrir mais cinco cotas máster locais para os patrocinadores”, contou Guilherme Cozza, diretor geral do evento e diretor de marketing da Brunoro Sport Business.

O X Games de Foz do Iguaçu reuniu 58 mil pessoas e contou com 200 atletas brasileiros e estrangeiros em 15 modalidade de 4 esportes (skate, BMX, rally de carro e de moto). Já estão confirmadas as edições de 2014 e 2015 na cidade paranaense. O X Games é um evento de esportes anual, controlado e produzido pela ESPN, canal americano de esportes, que se concentra em esportes de ação (radicais). Criado em 1995, nos Estados Unidos, é considerado a Olimpíada de Esportes Radicais.

*A jornalista viajou a Foz do Iguaçu a convite da Ford

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento