X Games é palco para o New Fiesta
Ford, Red Bull, GoPro e Oakley fazem ações de ativação de marca e relacionamento com público jovem durante evento esportivo em Foz do Iguaçu
Os maiores atletas de esportes de ação do mundo inseridos nas belezas naturais de Foz do Iguaçu, no Paraná, compõe o cenário ideal para as marcas investirem em ações de ativação e relacionamento com o público jovem. A Ford, patrocinadora global do X Games, aproveitou o evento no Brasil, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, para apresentar o New Fiesta para a imprensa especializada.
O carro global da companhia norte-americana chega às concessionárias em maio com a missão de conquistar a liderança de mercado no segmento de compactos com motor acima de 1.0 litro. Os principais concorrentes são VW Fox, Chevrolet Ônix e Hyundai HB20. Os preços do lançamento vão de R$ 38.990 a R$ 54.990.
A ação no X Games faz parte da estratégia de pré-lançamento global do veículo, já que o modelo só chega ao mercado norte-americano nos próximos dois meses, depois de ter sido lançado na Europa no começo do ano. A presença no evento esportivo em Foz do Iguaçu visa reposicionar a Ford como uma marca jovem. “Em maio, vamos ter algumas ações digitais geradas pelo conteúdo do X Games e em junho lançamos a campanha em TV aberta. O maior investimento publicitário da Ford este ano é para o New Fiesta hatch, sendo que mais de 20% do total vão para o digital”, destaca Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford Brasil. A campanha de lançamento foi desenvolvida pela JWT na Argentina.
Além da apresentação do carro para a imprensa, a Ford participou do Campeonato Global RallyCross com os pilotos Ken Block, astro da série de vídeos Gymkhana, sucesso na internet; Tanner Foust, campeão da categoria em 2012; e Brian Deegan, medalha de ouro nos X Games 2011. “Ken Block tem milhões de views no YouTube, em vídeos de 9 ou 10 minutos, pilotando um New Fiesta. Isto aumenta muito a visibilidade da marca e a conexão com o consumidor”, explicou Mark Kaufman, diretor de marketing da Ford para América do Sul.
Ken Block ficou famoso no mundo inteiro com a série Gymkhana, onde faz manobras radicais pilotando um New Fiesta com preparação especial para “drifting”, técnica em que o carro faz as curvas de lado, derrapando os pneus.
Para o público do X Games, a Ford criou um espaço exclusivo New Fiesta Park, montado na área de convivência. No local, fizeram sessões de autógrafos com o piloto Ken Block e o skatista brasileiro tricampeão mundial na categoria Bowl Pedro Barros, também patrocinado pela montadora. DJs, bandas e brindes também foram oferecidos aos participantes, além da customização de skates.
Marcas radicais
Reconhecida pelas ações ligadas a esportes radicais e patrocinadora global do evento, a Red Bull montou um estande de três andares no X Games, com apresentação de DJs e vídeos com conteúdo da marca, além de um carro estilizado que virava mesa de som. A GoPro, também com patrocínio global, fez ativações com atletas patrocinados pela marca, sessões de autógrafos e saltos com paraquedistas que usaram equipamentos que exibiam a marca.
A Oakley participou com o Rolling O Truck, uma carreta que substituiu o estande tradicional, com espaço para cinema 3D, com filme e óculos exclusivos, um laboratório de testes de resistência e qualidade óptica das lentes, além de museu e lounge. A marca foi representada por 11 atletas, entre eles os skatistas brasileiros Bob Burnquist e Rony Gomes. A marca também foi patrocinadora oficial do Real Surf, prova incorporada à competição neste ano e que reuniu vídeos enviados por alguns dos melhores surfistas do mundo.
“O X Games não é só um evento esportivo. Ele representa um estilo de vida. Na próxima edição, iremos abrir mais cinco cotas máster locais para os patrocinadores”, contou Guilherme Cozza, diretor geral do evento e diretor de marketing da Brunoro Sport Business.
O X Games de Foz do Iguaçu reuniu 58 mil pessoas e contou com 200 atletas brasileiros e estrangeiros em 15 modalidade de 4 esportes (skate, BMX, rally de carro e de moto). Já estão confirmadas as edições de 2014 e 2015 na cidade paranaense. O X Games é um evento de esportes anual, controlado e produzido pela ESPN, canal americano de esportes, que se concentra em esportes de ação (radicais). Criado em 1995, nos Estados Unidos, é considerado a Olimpíada de Esportes Radicais.
*A jornalista viajou a Foz do Iguaçu a convite da Ford