A força dos veículos nas semanas de moda

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A força dos veículos nas semanas de moda

Revistas, portais e emissoras de TV investem no conteúdo para disputar a audiência


3 de junho de 2011 - 8h42

As semanas de moda são cada vez mais o espaço de visibilidade de empresas que são intimamente ligadas ao mundo fashion ou inserem o universo dos desfiles e das grandes grifes em suas plataformas de comunicação com o consumidor. E acabam também se tornando mais um caminho na disputa pela audiência. Nos espaços onde recebem convidados para relacionamento, originalidade e conforto, além de alguns mimos, já são parte do jogo. Do outro lado, a intensa cobertura dos eventos, dos bastidores e do vai e vem de celebridades.

Na última edição do Senac Rio fashion Business, a Rede Record,no Rio, criou um lounge onde a colunista Hildegard Angel montou um espaço para entrevistas com celebridades, estilistas, especialistas em moda. Todas as entrevistas e o que acontecia no evento virava notícia no blog da jornalista no portal R7. O resultado foi a subida da audiência do blog, que passou a ser o oitavo mais lido de todo o conteúdo de blogs do R7.

No Fashion Rio, que termina no sábado, 4, as revistas Elle e Estilo, da Abril,montaram um estande onde o tema era o universo masculino. Com uma decoração mais intimista, o estande recebeu diariamente convidados para um coquetel, sempre a partir das 19h, entre um desfile e outro. Os patrocinadores, a marca de cosméticos Clarins e o perfume Carolina Herrera, montaram áreas para os convidados participarem de jogos interativos, onde os vencedores ganhavam brindes especiais. A redação das duas revistas e também do site ModaSpot, trabalhavam de dentro do estande, abastecendo os sites em tempo real.Em outro ponto do Cais do Porto,onde aconteceu a semana de moda carioca, uma equipe da revista Veja montou uma redação própria com a mesma função. O mesmo fez a equipe do programa It MTV, que montou um ponto de apoio para a equipe responsável pela produção de matérias.

O canal GNT também montou um QG próprio,com estúdio para gravar flashes diários de tudo que acontecia antes e depois dos desfiles, além de programas com o resumo do dia e os melhores momentos, que foram ao ar sempre às 23h. Uma equipe de 130 pessoas entre jornalistas, produtores, câmeras e pessoal de apoio trabalharam durante os seis dias do evento no Rio.

A operadora Oi, que investe no universo da moda e também na sua presença nas edições do Fashion Rio,esse ano foi além e montou dentro do lounge da empresa a redação da equipe do portal Oi Moda. As informações sobre as novidades do Fashion Rio eram atualizadas em tempo real e, além disso, quem acessava o portal assistia a flashes ao vivo da movimentação dentro do lounge, com entrevistas feitas pela jornalista Renata Simões. Do lado de fora, na área de circulação de convidados, um container abrigava uma estação de trabalho da rádio Oi FM, que transmitiu a programação normal da rádio no Rio, além do noticiário sobre a semana de moda.
O jornal O Globo esse ano não montou o seu tradicional Espaço Ela e optou por uma ação na área externa. Um totem com a logomarca do caderno de moda do jornal foi montado e lá o espaço se tornou democrático, onde quem passava poderia ser convidado para uma foto e passava a disputar o título de melhor look do dia. As fotos eram colocadas na página especial do Ela para a semana de moda. A redação do caderno se transferiu para o Cais do porto e de lá abastecia os blogs e atualizava o site.

As revistas Vogue e Marie Claire também montaram estandes para receber convidados.
 

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