Aner e ANJ pressionam Apple

Buscar
Publicidade

Mídia

Aner e ANJ pressionam Apple

Entidades pedem ao governo que interceda junto a Foxconn para uma reavaliação do modelo de cobrança praticado com os veículos que fornecem aplicativos para iPad


2 de junho de 2011 - 9h59

Entidades representativas da mídia impressa nacional começaram a tomar medidas para tentar flexibilizar a postura da Apple e, com isso, conseguir aumentar seu faturamento com os aplicativos para o iPad de suas publicações. As informações foram publicadas na edição desta quinta-feira, 2 de junho, do jornal Folha de S.Paulo.

Em uma ação conjunta, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) encaminharam uma carta ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, solicitando que o governo interfira, junto a FoxConn (a fabricante mundial da Apple) para uma reavaliação da receita passada aos veículos de mídia que produzem aplicativos para tablets.

Atualmente, a Apple cobra 30% de comissão dos veículos sobre a venda de todos os aplicativos na Apple Store. A ideia das entidades brasileiras é tentar conseguir um acordo mais vantajoso, sobretudo a partir do momento em que a produção de tablets no Brasil for iniciada, conforme a Apple anunciou há alguns dias.

De acordo com o texto da Aner e a ANJ, a ideia é fazer com o que o governo balanceie os incentivos fiscais pedidos pela Foxconn para a produção dos tablets no Brasil com uma revisão da cobrança feita pela própria Apple.

As entidades da mídia impressa brasileira seguem o exemplo da Associação Europeia de Editores de Jornais (Enpa) que também lutam por uma mudança na cobrança feita pela Apple.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos