Nome negado e racismo travam crédito para empreendedoras
Pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora sobre empreendimentos femininos revela os desafios e condições de acesso ao crédito
A nova pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), “Empreendedoras e Seus Negócios 2025”, revela os desafios na busca por crédito entre as empreendedoras brasileiras. Seguindo a tendência da alta informalidade entre os negócios femininos, o estudo destaca que a maioria destas mulheres buscam crédito via pessoa física, ao invés do CNPJ. Além disso, muitas enfrentam discriminações no processo e algumas têm o pedido negado, principalmente devido à negativação do nome.
Em 2025, 57,3% das entrevistadas afirmaram que seus negócios não têm dívidas. Isso pode indicar que as mulheres estão evitando assumir novas dívidas diante de eventuais riscos econômicos (considerando o cenário socioeconômico global) e que têm pagado suas dívidas em dia, já que apenas 14,6% têm atrasos. Além disso, a alta negativação pessoal (72,1%) sugere que muitas recorrem ao crédito como pessoa física, mantendo o CNPJ sem restrições.
Entre as mulheres que buscaram crédito ao menos uma vez, a maioria recorreu a bancos privados (52,4%), seguidos por fintechs (39,6%) e bancos públicos (33,2%). Apesar disso, 13,5% tentaram crédito para o negócio apenas uma vez, 21% tentaram mais de uma vez, enquanto 65,5% nunca buscaram esse tipo de apoio.
Bancos públicos e cooperativas de crédito são mais acionados por mulheres com negócios formalizados e interessadas em valores mais altos, geralmente via pessoa jurídica. Já as fintechs se destacam nos empréstimos de menor valor, majoritariamente concedidos a pessoas físicas e, em 60% dos casos, com liberação imediata do crédito.
Quando conseguem crédito, 74,5% o fazem como pessoa física, e apenas 35,3% via pessoa jurídica, jogando luz sobre a informalidade entre os empreendimentos femininos. As condições de pagamento, a burocracia, o valor liberado e a confiança nas instituições são os principais fatores considerados na solicitação.
“A desigualdade racial também aparece no acesso: mulheres brancas têm 23% dos pedidos negados, contra 29% das mulheres negras. Além disso, os valores obtidos por mulheres negras tendem a ser menores: 37% delas receberam até R$2 mil, frente a 22% das mulheres brancas. Apenas 6% das empreendedoras negras acessaram empréstimos acima de R$20 mil, ante 20% das empreendedoras brancas”, explica Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.

Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME (Crédito: Ana Paula Silva)
A pesquisa também mostra que há consistência entre o planejamento e o uso efetivo dos recursos: 55,3% das mulheres que conseguiram crédito o destinaram à compra de materiais e equipamentos, o mesmo sendo observado entre aquelas que planejavam ampliar a produção (24,8%).
Crédito negado e formas de discriminação
Entre as mulheres que tiveram o pedido de crédito negado, 30,5% relataram ter sofrido algum tipo de discriminação no processo. Esse percentual sobe para 35,5% entre aquelas que ainda aguardavam resposta. As principais motivações citadas foram gênero, raça/cor, classe social, território (periferia ou zona rural) e escolaridade.
entre as empreendedoras que tentaram acessar crédito, 26,3% tiveram o pedido negado e 8,6% ainda aguardam retorno. A negativação do nome foi o principal motivo apontado para a recusa (58,5%). Os dados mostram que a não liberação do crédito impactou diretamente o planejamento dos negócios (23,4%) e, em alguns casos, a renda familiar (5,3%).
Perfil das empreendedoras brasileiras em 2025
Quanto à cor/raça, a amostra se dividiu principalmente entre empreendedoras negras (49%) e brancas (48%). A maioria tem entre 30 e 59 anos, com destaque para a faixa dos 40 aos 49 anos. Em média, essas mulheres têm renda mensal de R$2.400, são chefes de família (58,3%) e sustentam outras pessoas com essa renda (69,4%). Nesta edição, o desemprego superou a busca por independência financeira como principal motivação para empreender.
O setor de alimentação e gastronomia concentra a maior parte das empreendedoras (19,6%), seguido por beleza, estética e bem-estar (16,7%). Embora sigam em expansão, alguns segmentos ainda têm presença tímida de mulheres, como tecnologia e informação (2,4%), transporte e veículos (1,8%) e turismo (1,5%), indicando a necessidade de ampliar oportunidades e incentivos nesses campos. Nesta edição, o ramo de beleza perdeu espaço, enquanto arte e cultura registraram crescimento na participação feminina.
A Pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios” é realizada anualmente pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) por meio do seu Laboratório de Gênero e Empreendedorismo, e conta com execução da Ideafix. Este ano, em sua 10ª edição, contou com 1.043 mulheres respondentes e a coleta de dados ocorreu em agosto de 2025.
Fundo de Impacto e Renda para Mulheres Empreendedoras
O Instituto RME anuncia também o lançamento do FIRME – Fundo de Impacto e Renda para Mulheres Empreendedoras, que disponibiliza R$ 2,5 milhões em crédito orientado para apoiar mulheres à frente de pequenos negócios em todo o Brasil, com foco nas regiões Norte e Nordeste e em empreendimentos com impacto social e sustentabilidade.
O fundo, que será lançado no dia 5 de novembro em live no YouTube, combina financiamento, capacitação e mentorias individuais para fortalecer os negócios e ampliar o acesso ao crédito. A ação é uma realização do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio da Rede Mulher Empreendedora (RME) e parceria do Banco Pérola, instituição com mais de 16 anos de experiência em microcrédito produtivo orientado.
 
         
         
         
         
         
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                            