Facebook deve lançar plataforma para celular

Buscar

Facebook deve lançar plataforma para celular

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook deve lançar plataforma para celular

A maior rede social do mundo pretende distribuir aplicações de forma independente do modelo Apple


17 de junho de 2011 - 10h42

O Facebook, que contabiliza 700 milhões de usuários globais, está em processo de desenvolvimento de uma plataforma móvel, baseada em HTML5, para distribuir aplicações (apps) para o sistema operacional iOS, da Apple, por meio do navegador Safari, também da empresa de Steve Jobs, o que significa se esquivar do modelo estabelecido pela App Store, pelo qual a Apple controla tudo o que é instalado nos seus dispositivos – iPhone, iPad e iPod Touch.

A informação, do site Techcrunch, assegura que o Facebook já tem 80 pessoas envolvidas no projeto Spartan, o codinome para a plataforma móvel da rede social. Essa plataforma seria destinada a distribuir apps para iPad e iPhone por meio de uma versão móvel do próprio Facebook, em uma loja da rede, ou seja, uma Facebook Store. As compras de apps seriam feitas por meio do Facebook Créditos, que é uma moeda virtual da rede, da mesma forma como se faz com os jogos da Zynga (CityVille e FarmVille, por exemplo). A própria Zynga seria uma das empresas já comprometidas com o projeto Spartan.

Especula-se que o Facebook terá uma versão desta plataforma também para Android, sistema operacional móvel do Google, mas, para o lançamento, a prioridade é mesmo para os dispositivos móveis da Apple. Com isso, aumenta o nível de disputa entre Facebook e Apple, o qual já havia atingido outro patamar quando a Apple anunciou a integração do Twitter ao seu sistema operacional para que o usuário possa enviar fotos para o microblog diretamente da câmera do iPhone sem necessidade de descarregar uma aplicação. Na plataforma Spartan, aplicação idêntica enviaria fotos de iPhones diretamente ao Facebook.

As apps da loja da Apple já chegam a mais de 425 mil aplicativos, dos quais 95 mil são para iPad. A Apple já gastou mais de US$ 2,5 bilhões com pagamentos aos desenvolvedores de aplicativos. Ainda, a empresa tem mais de 225 milhões de contas de usuários vinculados à App Store com dados de cartão de crédito.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também