Abril cria banca virtual e concorrerá com Apple
A editora inicia nesta terça-feira, 6, campanha sobre o iba, que venderá jornais, revistas e livros digitais
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6 de abril de 2012 - 9h01
Chega nesta terça-feira, 6, o iba, a banca virtual do Grupo Abril, que distribuirá, no início, 25 revistas da Editora Abril, 17 jornais brasileiros (como Folha de S.Paulo, Estadão e Valor) e mais de 6 mil livros de 170 editoras (como Record, Sextante, Rocco e Companhia das Letras). Em tupi-guarani, iba significa “árvore frutífera”, que faz, também, referência à árvore-símbolo da Abril, que é o logotipo da empresa.
No mercado brasileiro, o iba concorrerá com players como O Jornaleiro (Gol Mobile), que vende jornais e revistas digitais, O Gato Sabido, Saraiva e Cultura (livros). No plano internacional, a banca digital do Grupo Abril concorrerá com a Newsstand (revistas e jornais) e o iBook (livros), da Apple, e com livrarias como a Amazon, que deve chegar ao Brasil em breve.
Mas, o diretor de operações do iba, Ricardo Garrido, lista três diferenciais em relação aos eventuais concorrentes: o iba, diz, é um canal completo de venda e distribuição digital, pelo qual basta o usuário acessar o site e adquirir o veículo que desejar (na App Store, o usuário tem que fazer download do aplicativo do veículo e, dentro do app, baixar o conteúdo); as informações dos assinantes são compartilhadas com os editores (pelo sistema da Apple, a empresa detém a informação do usuário, motivo pelo qual veículos como The New York Times e The Wall Street Journal rejeitam se estabelecer na banca virtual Newsstand); e o iba, finalmente, está (ou estará) em várias plataformas: começa com o site na internet e também em versão para iPad e, em breve, segundo Garrido, terá versão para Android.
O executivo diz que o iba teve um soft launch (pré-lançamento) em setembro do ano passado (conforme noticiado pelo Meio&Mensagem – leia aqui) e, depois das baterias de testes com usuários e o recheio das prateleiras virtuais com centenas de publishers, agora é lançado com campanha publicitária. A loja online (www.iba.com.br) da Abril entra no ar com comerciais pela TV paga, cinema, revistas, jornais, em mídias out of home e, claro, no ambiente digital. A campanha foi criada pela agência CUBOCC e, nesta terça-feira, os usuários dos principais portais brasileiros – UOL, Globo.com, Abril.com, Yahoo – já verão os anúncios da banca virtual.
Para as redes sociais, o trabalho com o iba foi executado pela agência FSB PR Digital e terá ações no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedInd, Orkut, Flickr e Google+. Usuários dessas redes terão ofertas e promoções exclusivas. Neste mês de lançamento, o usuário que se cadastrar para experimentar o iba ganhará cinco revistas, dez livros e um jornal. A promoção é válida entre os dias 6 de março a 16 de abril.
Veículos
Ainda que seja o braço virtual da Abril no campo das bancas online, o iba, assim como uma banca física, estampará revistas de outras editoras. A atual oferta, portanto, será expandida na medida em que o iba fechar acordos com todos e quaisquer publishers que quiserem oferecer seus veículos na plataforma. Garrido chama a atenção para o fato de que o iba aceita os mais diversos formatos: ePUB e PDF (e-books), WoodWing, PDF e DigitalPages (revistas) e PDF e DigitalPages (jornais).
“O mercado de e-books está num estágio inicial”, admite o diretor do iba. “Temos um volume baixo de livros digitais, mas, nos últimos cinco meses, as editoras intensificaram a digitalização. Este ano, o volume de e-books deixa de ser baixo e passar a ser considerável. O lançamento do iba, a chegada da Amazon ao Brasil e outros players deve fortalecer o mercado. É a hora do e-book no Brasil”, afirma Garrido, que destaca o fato da Amazon ter uma plataforma fechada (Kindle).
Sobre o modelo de negócios, é inevitável a comparação com a App Store, que estabeleceu esse negócio no mercado. A Apple cobra 30% sobre as vendas dos publishers. No iba, a remuneração não deve ser muito diferente, mas, o executivo diz que é um modelo baseado na publicação (se é livro, revista ou jornal e conforme a periodicidade) e de acordo com o potencial de venda. Para entrar no iba, o veículo precisa apenas estar com o conteúdo finalizado (em PDF, ePUB, WoodWing ou DigitalPages). “A venda, distribuição e o serviço de suporte ao consumidor é conosco”, diz Garrido.
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